Representantes de organizações sociais debatem gestão em Goiânia

O Hospital de Doenças Tropicais Dr. Anuar Auad (HDT) vai sediar nesta segunda-feira, 4 de julho, uma reunião do Instituto Brasileiro de Organizações Sociais de Saúde (IBROSS). A entidade, sem fins lucrativos, foi criada em abril do ano passado com o propósito de representar, orientar e zelar pela eficiência e transparência do setor. Atualmente, 16 unidades e órgãos da Secretaria de Estado da Saúde de Goiás são geridos por 10 organizações sociais.

O IBROSS é composto por representantes de 14 organizações sociais localizadas nos Estados de São Paulo, Pernambuco, Bahia, Distrito Federal, Rio Grande do Sul e Goiás. O encontro, que é realizado mensalmente pelo instituto na região de um dos associados, tem o objetivo de representar e unir o terceiro setor, além de fortalecer a gestão na Saúde.

Destaque

A Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES-GO) tem se destacado no cenário nacional na adoção e implementação da gestão das unidades hospitalares por organizações sociais. Este modelo de administração começou a ser implantado no Estado em 2002, com a inauguração do Centro de Reabilitação e Readaptação Dr. Henrique Santillo (Crer), mas intensificou-se a partir de 2012. Atualmente, 16 unidades hospitalares localizadas em Goiânia e no interior são geridas por organizações sociais, entre os quais os mais modernos hospitais do Estado, especializados em atender casos de alta complexidade.

Em todos os hospitais goianos administrados por organizações sociais ocorreu avanço nos atendimentos, melhoria na estrutura física, implantação de novos serviços, aumento do número de leitos e economia de custos. O secretário de Estado da Saúde de Goiás, Leonardo Vilela, vincula este êxito ao processo de seleção das organizações sociais adotado em Goiás e à fiscalização das ações executadas, na qual está incluída a prestação de contas feitas pelas entidades.

O êxito na gestão por organizações sociais fez com que Goiás tornasse referência no País na aplicação deste modelo de gestão. Tal fato atraiu ao Estado gestores de 12 Estados, incluindo o Distrito Federal, em 15 visitas técnicas. Acompanhados pelo secretário Leonardo Vilela, governadores, secretários de Estado da Saúde e de áreas afins, assessores e técnicos percorreram os principais hospitais do Estado, conheceram os avanços implementados e a forma de administração adotada pelas organizações sociais.

Programação:

– 8 h às 11h30 – Reunião do IBROSS no auditório do HDT

Av. Contorno S/N – Jd. Bela Vista

– 12 h às 14 h – Almoço com governador Marconi Perillo

Palácio das Esmeraldas

– 14h30 às 15h30 – Visita ao Centro de Informações e Decisões Estratégicas em Saúde – Conecta SUS Zilda Arns Neumann – Secretaria de Saúde de Goiás

Unidades goianas administradas por Organizações Sociais:

Instituto Gerir

– Hospital de Urgências de Goiânia (Hugo)

– Hospital de Urgências de Trindade (Hutrin)

Fundação de Assistência Social de Anápolis (Fasa)

– Hospital de Urgências de Anápolis

Instituto de Desenvolvimento Tecnológico e Humano (Idtech)

– Hospital Alberto Rassi (HGG)

Fundação Instituto de Pesquisa e Estudo de Diagnóstico (Fidi)

– Central de Laudos

Instituto de Gestão e Humanização (IGH)

– Maternidade Nossa Senhora de Lourdes

– Hospital Materno Infantil

– Hospital de Urgências de Aparecida de Goiânia

Associação Beneficente de Assistência Social e Hospitalar (Pró-Saúde)

– Hospital de Urgências de Região Sudoeste (Hurso)

Instituto Sócrates Guanaes (ISG)

– Condomínio Solidariedade

– Hospital de Doenças Tropicais Dr. Anuar Auad (HDT)

Associação Goiana de Integralização e Reabilitação (Agir)

– Centro de Reabilitação e Readaptação Dr. Henrique Santillo (Crer)

– Hospital de Urgências Otávio Lage de Siqueira (Hugol)

– Hospital de Dermatologia Sanitária (HDS)

Instituto Brasileiro de Gestão Hospitalar (IBGH)

– Hospital Ernestina Lopes Jaime – Pirenópolis

Associação Comunidade Luz da Vida

– Centro de Referência e Excelência em Dependência Química (Credeq) Jamil Issy

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo