HDT sedia encontro do Instituto Brasileiro de Organizações Sociais da Saúde

O sucesso da adoção e implementação da gestão das unidades hospitalares da Secretaria de Estado de Saúde de Goiás (SES-GO) por meio de organizações sociais fez com o que o quarto encontro de 2016 do Instituto Brasileiro das Organizações Sociais de Saúde (IBROSS) acontecesse em Goiânia. Referência no modelo de administração e um dos associados da entidade, o Instituo Sócrates Guanaes (ISG) recebeu hoje (4 de julho), no Hospital de Doenças Tropicais dr. Anuar Aaud (HDT) – unidade sob sua gerência desde 2012 -, os representantes de 20 entidades filiadas para a reunião. Durante a conferência, os participantes discutiram sobre projetos estratégicos, o desafio da consolidação do modelo de OSs, definiram os responsáveis para grupos da instituição e apresentaram novos associados.

O IBROSS é composto por responsáveis de organizações sociais dos estados de São Paulo, Pernambuco, Bahia, Distrito Federal, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e Goiás e tem a missão de representar, orientar e zelar pela eficiência e transparência do setor. “Um dos objetivos do IBROSS é fornecer à sociedade mais informações sobre o modelo e zelar por ele pois, como tudo na vida, pode haver mal uso. Sendo bem utilizado funciona muito bem.”, afirmou o presidente do Instituto, Renilson Rehem. O superintendente técnico-científico do ISG, André Guanaes, ressaltou que as OSs têm sido grandes parceiras do poder público em promover saúde digna e eficiente e por isso é preciso que haja um aperfeiçoamento do modelo. “O instituto, que é muito importante para nos representar, tem ganhado destaque. Depois de realizarmos reuniões muito produtivas em São Paulo e em Pernambuco, o governador Marconi Perillo convidou a todos para que realizássemos um encontro aqui em Goiás”, contou.

Devido ao avanço significativo na Saúde com o modelo de gestão no estado, os associados elegeram Goiás como o local ideal para a reunião. “Escolhemos Goiás para sediar esse encontro por conta da experiência que o Estado tem em relação a Organização Social, que é inédito. É talvez o único estado que tenha criado rapidamente um ambiente propício à instalação de organizações sociais e, pelo que sabemos, todos os hospitais da Secretaria estão sob a administração de uma entidade”, explicou o representante da Sociedade Beneficente Israelita Brasileira Hospital Albert Einstein, Alberto Kanamura.

O presidente do IBROSS reafirmou o êxito da política de gestão no Estado. “Goiás nos últimos tempos tem se mostrado como um case a ser acompanhado e tem atraído a atenção de vários estados, pois a iniciativa do governador em ampliar à todos os hospitais foi muito inovadora e os resultados têm sido extremamente positivos”, ressaltou Renilson. A diretora do HDT, Anamaria Arruda, destacou os efeitos práticos da gestão do ISG. “Em 2012, o hospital estava em fase de interdição pelo Conselho Regional de Medicina (Cremego) e em dois anos conseguimos que se tornasse um hospital certificado com Qualidade. Hoje somos a única unidade de doenças tropicais do país a ter certificação ONA e ainda recebemos do Ministério da Saúde o título de referência em humanização na Saúde do país”, contou. Segundo ela, os benefícios do modelo são percebidos especialmente na desburocratização no abastecimento do hospital e na contratação de serviços e de pessoal.

Almoço com o governador

Depois do encontro realizado durante a manhã no HDT, os associados do IBROSS se reuniram com o governador Marconi Perillo para um almoço no Palácio das Esmeraldas. Na ocasião, o presidente do Instituto convidou Marconi para liderar a campanha nacional em defesa do sistema de OSs. “Ninguém melhor do que o senhor para comandar uma campanha tão importante quanto esta, que não visa defender uma organização em si, mas um modelo de gestão”, afirmou Renilson. Em resposta, o governador disse que o surgimento do IBROSS o alegra muito, pois irá qualificar o debate a respeito do tema e se colocou à disposição para defender o sistema de gestão, já que o resultado em Goiás tem sido extremamente satisfatório. “Com o novo modelo em Goiás, chegamos a um índice médio de aprovação superior a 94% em toda a rede estadual de Saúde”, contou o governador.

O secretário da Saúde de Goiás, Leonardo Vilela, que também esteve presente no almoço, afirmou que vincula o êxito do modelo aplicado no Estado ao processo de seleção das OSs adotado em Goiás e à fiscalização das ações executadas. Ainda de acordo com ele, Goiás se tornou referência no Brasil na aplicação do modelo, o que repercutiu na visita de gestores de 11 estados e do Distrito Federal para conhecer os resultados na prática. O governador completou dizendo que quem visitou as unidades pôde perceber que em todas elas houve avanços nos atendimentos, melhoria na estrutura física, implantação de novos serviços, aumento do número de leitos e redução de custos. “Eu tenho prazer de entrar nessa luta”, disse Marconi.

Visita ao Conecta SUS

No período da tarde, o secretário Leonardo Vilela levou os associados do IBROSS para conhecerem o Centro de Informações e Decisões Estratégicas em Saúde – Conecta SUS Zilda Arns Neumann, na SES-GO. “Um dos gargalos na Saúde do país é não ter estatísticas. Aqui em Goiás é diferente. Com o Conecta SUS temos dados praticamente em tempo real. Muitos ficam impressionados em receber informações tão atualizadas”, ressaltou. Juntamente com o coordenador geral do espaço, Jean Pierre Pereira, o secretário apresentou os sistemas e indicadores monitorados aos visitantes.

Ao fim da visita, a representante do VIVA RIO – nova integrante do IBROSS -, Ana Maria Schneider, que participou do encontro pela primeira vez no HDT, ressaltou que considerou a vinda a Goiás muito proveitosa. “O Instituto é muito importante para as OSs que estão trabalhando sério em todo o país, buscando soluções para os problemas e desafios enfrentados hoje no Sistema Único de Saúde, que cumpre a essas OSs desenvolver. A oportunidade de dialogar e propor ideias para fortalecimento desse trabalho é fundamental para que a gente consiga fazer com que o trabalho das OSs seja reconhecido em todo o país”, afirmou Ana Maria Schneider.

Fonte: HDT

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo