Saúde atualiza médicos sobre influenza

A Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES-GO) está empenhada em promover a atualização dos médicos no tratamento efetivo da influenza e das doenças respiratórias com o propósito de prevenir as mortes por estas enfermidades. Nesta quinta-feira, 7 de julho, das 19 horas às 22 horas, a SES-GO, em parceria com o Conselho Regional de Medicina do Estado de Goiás (Cremego), realiza a “Capacitação em Manejo Clínico da Síndrome Gripal e Síndrome Respiratória Aguda Grave”. O curso é gratuito e aberto aos médicos das redes pública, particular e conveniada, da capital e dos municípios.

Os registros feitos pela SES-GO demonstram que está havendo uma diminuição proporcional na quantidade de casos e de mortes por Síndrome Respiratória Aguda Grave e Influenza A (H1N1). A gerente de Vigilância Epidemiológica da SES-GO, Magna Maria de Carvalho, atesta que o pico da doença ocorreu em meados de abril. No entanto, ela acentua que a SES-GO tem o compromisso de possibilitar a atualização dos médicos porque, em vários casos, a morte pela doença está relacionada ao diagnóstico tardio e ao manejo clínico inadequado.

Números

De acordo com o Boletim da Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG), referente à Semana Epidemiológica 27, entre os dias 3 de janeiro e 5 de julho deste ano, foram notificados 917 casos de SRAG, com 139 mortes. Destes, 313 casos foram confirmados como Influenza A (H1N1), com 61 mortes pela doença. Em comparação com o mesmo período do ano passado, houve um aumento de 293,56% nos registros de H1N1 (veja boletim aqui).

Esta é a segunda vez, em apenas dois meses, que a SES-GO realiza um curso para aprofundar os conhecimentos dos médicos sobre doenças respiratórias, de maneira geral, e influenza, em particular. As inscrições podem ser feitas pelo e-mail influenza.goias@gmail ou no próprio Cremego, antes do evento.

Durante o curso, haverá uma mesa-redonda com a discussão de casos clínicos, formada por pessoas com vasta experiência na área. Estão confirmados, como debatedores, a gerente de Vigilância Epidemiológica da SES-GO, Magna Maria de Carvalho; o pneumologista do Hospital Universitário de Brasília, Ricardo Luiz de Melo; a infectologista do Hospital de Doenças Tropicais Dr. Anuar Auad (HDT), Débora Luiza Meireles, e a médica da Coordenação Estadual de Doenças Imunopreveníveis e Respiratórias, Samanta Teixeira Furtado.

Tome Nota

Evento – Capacitação em Manejo Clínico da Síndrome Gripal e Síndrome Respiratória Aguda Grave

Data – 7 de julho de 2016

Horário – 19 às 22 horas

Local – Conselho Regional de Medicina do Estado de Goiás (Cremego)

Endereço – Rua T-27, número 148, no Setor Bueno

Inscrições – e-mail influenza.goias@gmail.com ou no próprio Cremego, antes do curso.

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo