Governador autoriza início de obras de residência assistencial do HDS
Pacientes idosos, portadores de sequelas físicas e emocionais causadas pela hanseníase, ganharão um adequado espaço de “longa permanência”, com toda assistência necessária para lhes garantir qualidade de vida.
O governador Marconi Perillo e o secretário de Estado da Saúde Leonardo Vilela assinarão, nessa sexta-feira, às 9h, ordem de serviço autorizando o começo das obras da Residência Assistencial do Hospital de Dermatologia Sanitária e Reabilitação Santa Marta – HDS. Inicialmente, serão construídos 23 apartamentos individuais, área de convivência e praça de banho de sol, com infraestrutura assistencial, para moradia de 22 pacientes idosos, portadores de sequelas físicas e emocionais causadas pela hanseníase, sendo uma das unidades, um consultório.
A maioria desses pacientes tem alto grau de dependência e conta com a tutela do Estado para viver. Atualmente, os mesmos habitam pavilhões na área destinada à construção do hospital, e que serão demolidos. “Estamos oferecendo dignidade para essas pessoas que, por limitações físicas e emocionais, não podem viver sem o apoio do Estado”, avalia o secretário Leonardo Vilela.
A obra, no valor do R$ 5.598.252,33, marca o início da construção de um complexo hospitalar que, além da residência assistencial de longa permanência, abrangerá os futuros Hospital do Idoso e Hospital do Homem. A proposta é que o HDS se torne uma unidade de referência em atendimento ao idoso, à saúde do homem, além da assistência aos casos mais complexos de hanseníase e possíveis incapacidades.
Residência Assistencial
É uma instituição de acolhimento, de longa permanência, composta por 23 apartamentos individuais com 18,17m2; além de 183,28m2, de praça de banho de sol; e 353,58 m2, de área de convivência. O projeto traz como benefício direto instalações acessíveis e climatizadas, monitoradas 24 horas. Dentre os principais serviços oferecidos aos residentes estão: posto de enfermagem, farmácia, consultórios, refeitório, serviço de nutrição e lavanderia. Futuramente, os apartamentos individuais deverão se tornar consultórios de atendimento do complexo hospitalar.
Complexo hospitalar
O projeto arquitetônico do complexo hospitalar está finalizado e em fase de execução. A estrutura será edificada em um terreno de área total de 84.157,02 m2, com 36.066,47 de área a ser construída, abrangendo, além da residência assistencial, os futuros Hospital do Idoso e Hospital do Homem.