CREDEQ investe em atividade física para recuperação de pacientes
Além de cuidados médicos e de enfermagem, o Centro de Referência e Excelência em Dependência Química (Credeq) Jami Issy, em Aparecida de Goiânia, oferece esportes e atividades físicas no tratamento da dependência química dos seus pacientes. O profissional de educação física da unidade Michel Lima coloca os pacientes para se movimentarem logo pela manhã. Alongamentos, caminhadas, hidroginástica, futsal e jogos de tabuleiro fazem parte das atividades que começam bem cedo, a partir das 6h30. De acordo com o profissional, os exercícios influenciam positivamente os pacientes, nos aspectos biológicos, psicológicos e sociais.
“Nesse primeiro mês, nosso trabalho busca despertar no paciente uma nova rotina, novos hábitos e restabelecer a saúde. O papel terapêutico da educação física neste processo é fazer com que eles se enxerguem, superem limites e desejem outro estilo de vida. Substituir o prazer que alcançam por meio do álcool e das múltiplas drogas pelo prazer de se exercitar”, explica o educador físico.
A equipe multiprofissional do CREDEQ realiza um trabalho terapêutico visando atender as necessidades particulares de cada paciente. Além da abordagem personalizada, são desenvolvidas atividades de treinamento de habilidades, prevenção de recaída, reabilitação e estimulação cognitiva e autoconhecimento, reinserção social e atendimentos familiares. A unidade acolhe hoje 30 pacientes masculinos adultos, preenchendo a capacidade máxima de vagas nesta primeira fase da abertura, que está sendo realizada em etapas para que sejam realizados ajustes necessários.