Gestar Vidas, do HEMNSL, discute cuidados com o bebê

Curso ministrado pela pediatra da unidade Tárina Fonseca aborda desde o nascimento da criança até sua ida definitiva para casa

O Hospital e Maternidade Nossa Senhora de Lourdes (HEMNSL), por meio de seu Serviço Social, iniciou o último mês de encontros do grupo Gestar Vidas, na manhã dessa segunda-feira, 2, com palestra ministrada pela pediatra da Unidade de Cuidados Intermediários Neonatal (Ucin) do hospital, Tárina Moreira César da Fonseca. Ela abordou os cuidados com o bebê, desde o nascimento até sua ida definitiva para casa.

A partir do nascimento, o bebê está sujeito a várias situações que precisam ser controladas. “Ainda no centro cirúrgico, já temos o cuidado de colocá-lo em contato pele a pele com a mãe, com o intuito de garantir os benefícios fisiológicos e psicossociais para ambos, entrando numa sintonia perfeita e única naquele momento”, explicou a pediatra.

As rotinas do bebê, como o banho, a primeira mamada, roupas mais indicadas, ambiente ideal, troca de fraldas, cuidados com o umbigo, uso de pomadas e lenços umedecidos, e até as visitas, foram debatidas durante a palestra.

Os cuidados médicos também foram discutidos. A pediatra falou sobre os testes obrigatórios que o bebê precisa fazer, enquanto está internado. “O recém-nascido no HEMNSL só recebe alta hospitalar quando fizer o teste do coraçãozinho, da orelhinha e do olhinho. Os outros dois, pezinho e linguinha, são feitos na rede básica de Saúde”, detalhou. Ao final, as gestantes puderam tirar dúvidas com a profissional, que ainda falou sobre mitos e verdades do novo mundo que ronda o recém-nascido.

Patrícia Borges (texto e fotos), do IGH

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo