Governador nomeia Conselhos para o Goiás Mais Competitivo
O Programa Goiás Mais Competitivo (PGMC), da Secretaria de Gestão e Planejamento (Segplan), está inserido agora no modelo de governança e gestão com a criação de dois conselhos – o Conselho Executivo e do de Lideranças Regionais do Estado de Goiás. Eles terão a tarefa de viabilizar e adequar e implementar a Agenda Estratégica do Governo para atuação governamental no curto e longo prazos.
As instituições do Programa Goiás Mais Competitivo e dos conselhos Executivo e o de Lideranças Regionais do Estado de Goiás constam do Decreto 8.731, de 23 de agosto último e publicado no Diário Oficial do Estado do último dia 25. O GMC tem o objetivo de ampliar a efetividade da ação governamental e melhorar o desempenho do Estado em indicadores selecionados como estratégicos, com foco na melhoria da qualidade de vida, ampliação da competitividade e eficiência da gestão pública.
O Programa Goiás Mais Competitivo está estruturado em duas fases: uma de curto prazo, que já está em execução e é avaliado periodicamente pelo Governador Marconi Perillo, que é estabelecer uma carteira de projetos prioritários de Governo para o período de 2016/2018. A outra é de longo prazo, a formulação do Plano Goiás 2035.
O Conselho Executivo do GMC será presidido por um dos seus membros, composto por representantes das lideranças de notório saber e de reconhecimento nacional no meio empresarial e da gestão pública, designado pelo governador Marconi Perillo. A secretaria executiva ficará a cargo do titular da Segplan, Joaquim Mesquita.
Já o Conselho de Lideranças Regionais será composto por representantes do empresariado e de líderes regionais do Estado de Goiás e será presidido pelo Secretário de Gestão e Planejamento, Joaquim Mesquita, e a secretaria Executiva será comandada pela superintendente Executiva de Planejamento da Segplan, Paula Amorim.
De acordo com o Decreto 8.731, os Conselheiros não serão remunerados pelas atividades desenvolvidas junto aos conselhos Executivo e de Lideranças Regionais.
Tarefas
Caberá ao Conselho Executivo do Programa Goiás Mais Competitivo apreciar as metas estabelecidas para o programa e propor ajustes, iniciativas, ações e projetos com vistas a aumentar a competitividade do Estado; avaliar o desempenho da execução das ações e os resultados e indicadores do Programa.
O Conselho de Lideranças Regionais terá a tarefa de acompanhar o andamento das ações do PGMC, propor iniciativas, ações e projetos para que Goiás alcance as melhores posições nos indicadores de competitividade; articular parcerias com o meio empresarial e outras tarefas.
Comunicação Setorial – Segplan