Policlínica de Quirinópolis orienta pacientes da hemodiálise sobre alimentação no fim de ano
Atividade destacou como realizar uma alimentação afetiva sem ultrapassar seus limites no cuidado
Para finalizar o ano de 2023, as nutricionistas Erica Rodrigues e Maria Flora Mattos da Policlínica de Quirinópolis desenvolveram uma ação natalina com pacientes de hemodiálise, informando sobre os cuidados com a alimentação neste momento de festividades. As profissionais destacaram que o cuidado deve ser sempre realizado durante o tratamento dialítico. “Mas em caso de comemorações mostramos como se pode realizar uma alimentação afetiva sem ultrapassar seus limites no cuidado”, explicaram.
De acordo com as nutricionistas, é preciso ter cuidado com a quantidade de proteínas, potássio, fósforo, água e sódio ingeridos.”Na hora de preparar o peru de natal, deve ser assado sem pele e com poucos molhos. O ideal é assar apenas em azeite e pouco sal, evitando o recheio feito de miúdos, pois ele é rico em fósforo”, comentaram.
A palestra também destacou que o bacalhau, prato típico nas festas de fim de ano, deve ser bastante demolhado, cozido e temperado apenas com um fio de azeite. “O arroz, bem temperado e pobre em sal, pode acompanhar qualquer prato”, disseram.
Com relação às frutas, deve-se optar por maçãs, peras, ameixas e pêssegos frescos e pequenos ou uma fatia de abacaxi. A canela pode ser utilizada para dar um toque especial às sobremesas. Frutos secos devem ser evitados por serem ricos em potássio”, finalizaram.
Julianna Adornelas (texto e foto)/Instituto CEM