Exposição fotográfica conta histórias de doadores de órgãos

“Doar o Melhor de Si” é o nome da exposição fotográfica que mostra famílias de doadores de órgãos e receptores em um ensaio que tem o objetivo de mostrar os rostos de quem viveu uma história de drama e esperança com a doação de órgãos. A mostra acontece no dia 2 de setembro, às 09H30, no Centro de Reabilitação e Readaptação Dr. Henrique Santillo (Crer).

O projeto é idealizado pela subcoordenadora administrativa da Central de Transplantes de Goiás, Sandra Amorim. O trabalho é uma parceria da Central de Transplantes com os acadêmicos do curso de Publicidade da Faculdade Alves Faria – ALFA.

Essa e outras atividades (programação abaixo) fazem parte das comemorações da Campanha “Setembro Verde”, mês escolhido para lutar em favor dos transplantes de órgãos. A mostra, segundo Sandra, tem como foco fotografar pacientes que se encontram em fila de espera por um órgão ou tecido, além de pessoas que já realizaram transplantes e também famílias doadoras.

“O trabalho apresentou dificuldades de execução, resistências de alguns em serem fotografados e a repercussão do que isso poderia trazer. Mas no final deu tudo certo”, diz Sandra ao reforçar que a importância da mostra é trazer, por meio da arte, uma imagem de felicidade, esperança e agradecimento a pessoas que esperam por um órgão ou tecido. “Mostramos, ainda, o quanto é gratificante para que doou também”, explica.

Doação

Valdivina Alves dos Santos, 46, diarista, terá seu rosto exibido em uma das fotos na exposição. Ela perdeu o filho, Danillo Alves de Almeida, aos 22 anos. “Ele saiu para uma entrevista de emprego e nunca mais voltou. Ele sofreu um acidente de moto”, conta.

Valdivina se emociona os dizer que sete órgãos que foram retirados de Danillo trouxeram vida para sete pessoas. “O médico me explicou que ele estava com morte cerebral. Daí perguntei o que aconteceria e ele me respondeu que os outros órgãos iriam falir aos poucos. Imediatamente eu respondi: “Isso não pode acontecer. Existem pessoas que estão precisando do transplante. Então pode retirar os órgãos”, disse.

A diarista diz que se sente gratificada. Depois ficou sabendo que um homem que estava prestes a falecer recebeu o coração do filho dela. E teve notícia de uma outra mulher que havia recebido o rim e estava feliz porque podia voltar a beber água. “Parece algo tão simples, mas para aquela pessoa foi a chance de viver”, completou.

De acordo com a Central de Transplantes de Goiás, existem atualmente, entre os receptores inscritos, 729 para recepção de córnea, 357 para rim, 4 para coração e 6 pâncreas-rim. Esta fila é dinâmica, pois a cada dia tanto transplantes quanto novas inscrições são realizadas.

A ideia de Sandra Amorim vem de encontro a outras iniciativas de instituições brasileiras que, por meio de uma fotografia ou imagem, disseminam a cultura da doação e dos transplantes.

“Nossa intenção é levarmos a mostra fotográfica em todos os eventos que ocorrerem agora em setembro e depois fazermos exposições em shoppings, hospitais e escolas”, completa Sandra.

A proposta é envolver alunos e professores com o tema doação de órgãos e tecidos para levá-los a desenvolver ações voltadas para o bem comum, além de discutir sobre o assunto com a família, amigos e sociedade. “Quanto mais a população se conscientiza da importância de se tornar um doador, menor será a angustiante fila de espera por órgãos”, explica.

Confira a agenda do Setembro Verde:

02/09/2016 – Homenagem às mães

Exposição fotográfica – Doar o melhor de si

Data e Horário: 02/09/2016, às 09:30h

Local: Centro de Reabilitação e Readaptação Dr. Henrique Santillo

05/09/2016 – Solenidade de abertura das Ações da CAMPANHA “Família: Onde a vida começa & o amor não tem fim”,

Data e Horário: 05/09/2016 às 9h

Local: Auditório Valéria Perillo – CRER

16/09/2016 – Encontro Científico dos Acadêmicos de Medicina (ECAM)

-A Abordagem da família para doação de órgãos

Data e Horário: 16/09, das 15h às 16h

Local: Conselho Regional de Medicina do Estado de Goiás (CREMEGO)

27/09/2016 – Culto ecumênico para homenagear e agradecer as famílias doadoras

Horário: 9h

Local: Auditório do Hugol

27/09/2016 – Dia Nacional do Doador de Órgãos – Ciclo de palestras na Pontifícia Universidade Católica – PUC

Data e Horário: 27/09/2016, às 14h

Local: Pontifícia Universidade Católica – PUC

29,30/09 e 01/10 – Curso CIHDOTT: Comissão Intra Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplantes

-Encontro das comissões para discussão e apresentação dos resultados alcançados

-Palestra: Enfermeiro Edvaldo Leal de Morais

Data e Horário: 29/09 – 8h às 12h 14h às 18h

30/09 – 8h às 12h 14h às 18h

01/10 – 8h às 12h

Local: Centro de Reabilitação, Readaptação Henrique Santillo – CRER

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo