Campanha Setembro Verde 2016 começa com exposição fotográfica

A Campanha Setembro Verde, que busca a conscientização sobre a importância da doação de órgãos, começou com exposição fotográfica no Centro de Reabilitação e Readaptação Dr. Henrique Santillo (Crer). A mostra “Doar o Melhor de Si”, nesta sexta-feira, 02 de setembro, traz, por meio da fotografia, uma mensagem de esperança para quem aguarda um transplante e de agradecimento a famílias de doadores.

O trabalho é uma parceria da Central de Transplantes de Goiás com os acadêmicos do curso de Publicidade da Faculdade Alves Faria (ALFA). A exposição tem como foco fotografias de pacientes que se encontram em fila de espera por órgão ou tecido, pessoas que já realizaram transplantes e famílias de doadores.

O projeto foi idealizado pela subcoordenadora administrativa da Central de Transplantes, Sandra Amorim. Segundo ela, a ideia é levar a mostra fotográfica para todos os eventos do Setembro Verde, e depois, para shoppings, hospitais e escolas. “Quanto mais as pessoas se conscientizarem da importância de se tornarem doadoras, menor será a angustiante fila de espera por órgãos”, diz Sandra.

De acordo com a Central de Transplantes de Goiás, existem atualmente, entre os receptores inscritos, 729 para recepção de córnea, 357 para rim, 4 para coração e 6 pâncreas-rim. A fila é dinâmica, pois a cada dia tanto transplantes quanto novas inscrições são realizadas.

O gerente da Central de Transplantes, Fernando Augusto Ataíde Castro, ressalta que o tema da Campanha Setembro Verde deste ano é: Família – onde a vida começa e o amor não tem fim. “O que queremos é entrar no seio das famílias para dialogar, acabar com mitos, esclarecer como é o processo de doação de órgãos do início ao fim, e dessa forma fazer com que o máximo possível de pessoas abracem esta causa”, diz.

Família: onde a vida começa e o amor não tem fim

Valéria Maruk, de 53 anos, perdeu o filho, Fábio Maruk Martins, de 31 anos, em 2011, vítima de um acidente de carro. Ela conta que o filho ficou internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital de Urgências de Goiânia (Hugo) por nove dias. “Durante este período me chamaram por duas vezes para falar sobre doação de órgãos, mas eu nunca havia falado sobre isso com Fábio. Depois eu concordei. Ele doou nove órgãos”.

Ela afirma que a decisão de doar os órgãos do filho foi muito difícil, mas com o tempo, tornou-se algo gratificante. “O Fábio ajudou pessoas a saírem da hemodiálise. Deu seu coração. Doou vida. Penso na alegria que sentiram as mães dessas pessoas.”

Alegria que Ronaldo Lourenço de Sousa, de 41 anos, conhece bem. Cerca de dois anos após o nascimento da filha, ele descobriu que tinha uma doença renal crônica. Naquela época, uma de suas maiores preocupações era não vê-la crescer. Em 2003, Ronaldo passou por um transplante de rim. O doador foi seu irmão. No entanto, sete anos depois o órgão parou de funcionar e ele teve que ir para a fila de transplantes.

Em agosto de 2013, recebeu um novo rim. “Graças à doação de órgãos, estou aqui para contar essa história com final feliz. Foi o maior presente dos meus últimos anos. Ganhei liberdade. Saí de uma prisão, que é a hemodiálise, e voltei a viver. Todos os dias, nas minhas orações, coloco minhas intenções em favor da família do doador, mesmo não os conhecendo. Agradeço a Deus por terem feito essa doação e peço que conforte seus corações, porque foi uma perda, mas o órgão dessa pessoa vive em mim hoje.”

Confira a agenda do Setembro Verde:

05/09/2016 – Solenidade de abertura das ações da Campanha “Família: Onde a vida começa & o amor não tem fim”

Horário: 9 horas

Local: Auditório Valéria Perillo – CRER

16/09/2016 – Encontro Científico dos Acadêmicos de Medicina (ECAM) – A Abordagem da família para doação de órgãos

Horário: 15 às 16 horas

Local: Conselho Regional de Medicina do Estado de Goiás (CREMEGO)

27/09/2016 – Culto ecumênico em homenagem e agradecimento às famílias doadoras

Horário: 9 horas

Local: Auditório do Hospital de Urgências Governador Otávio Lage de Siqueira (Hugol)

27/09/2016 – Dia Nacional do Doador de Órgãos – Ciclo de palestras na Pontifícia Universidade Católica (PUC)

Horário: 14 horas

Local: Pontifícia Universidade Católica (PUC)

29/09, 30/09 e 01/10 – Curso CIHDOTT: Comissão Intra Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplantes

Encontro das comissões para discussão e apresentação dos resultados alcançados.

Palestra: Enfermeiro Edvaldo Leal de Morais

Horários: 29/09 – das 8 às 12 horas e das 14 às 18 horas

30/09 – das 8 às 12 horas e das 14 às 18 horas

01/10 – das 8 às 12 horas

Local: Centro de Reabilitação, Readaptação Henrique Santillo (CRER)

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo