Escola de Saúde encerra 2023 com mais 1,9 mil estágios e 1,4 mil qualificações

Números apresentados no auditório da unidade fazem parte do balanço das ações executadas neste ano pela Superintendência da Escola de Saúde de Goiás

A Superintendência da Escola de Saúde de Goiás (Sesg) encerra o ano de 2023 com 1.951 vagas de estágio curriculares distribuídas nas unidades de saúde do Estado de Goiás e 1.402 trabalhadores do Sistema Único de Saúde (SUS) e comunidade em geral qualificados pela Escola de Saúde de Goiás. Estes números são alguns dos destaques compartilhados pela Sesg, durante divulgação de resultados do ano de 2023.

A apresentação do balanço das atividades foi feita na manhã de 13 de dezembro, no auditório da Escola de Saúde de Goiás. Durante uma hora e meia, a superintendente da Sesg, Rafaela Veronezi, detalhou os resultados das ações executadas ao longo do ano. Para atingir esses números, houve a publicação de 32 editais, a oferta de 37 cursos em diversas modalidades de ensino e a realização de 57 convênios com instituições de ensino.

Ainda de acordo com o documento apresentado, houve, em 2023, a ampliação de 37 vagas na residência médica (R1), a certificação de 135 residentes médicos e 69 residentes uni e multiprofissionais e o acolhimento de 151 residentes médicos e 70 residentes uni e multiprofissionais.

Revista científica
A Gerência de Pesquisa e Inovação também colheu bons frutos ao longo de 2023. Além de ampliar o nível de competência do Núcleo de Avaliação de Tecnologias em Saúde (Nats) na Rede Brasileira de Avaliação de Tecnologias em Saúde (Rebrats), a Revista Científica da Escola Estadual de Saúde Pública Cândido Santiago (Resap), do Governo de Goiás, também deu um salto em relação à qualidade de produção intelectual de suas publicações, alcançando o Qualis B1 nos periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).

Ao longo do ano, 94 pesquisas científicas foram concluídas, e oito análises de pareceres técnico-científicos foram realizados pela Ceits (6 incorporações e 2 não incorporações). Houve ainda a criação do Painel de Pesquisas Científicas em Saúde e a realização da 7ª Jornada Científica da SES-GO.

Felicidade Corporativa
Idealizadora do Projeto Felicidade Corporativa na Secretaria de Estado de Saúde de Goiás, Rafaela Veronezi destacou as ações realizadas por cada gerência na promoção da felicidade corporativa na Escola de Saúde de Goiás.

O Coral Saúde em Harmonia é um produto direto dessa filosofia de trabalho adotado na SESG. Idealizado com o objetivo de promover a saúde mental e felicidade corporativa dos servidores e servidoras da instituição, foi criado em maio deste ano e já conta com 29 participantes.

Além de melhorar a autoestima dos trabalhadores, as apresentações do coral tem gerado um sentimento de alegria e bem estar entre os participantes; e orgulho dos demais colegas de trabalho, que embora não participem do coral, sentem-se orgulhosos em ver os colegas cantando e se apresentando em vários lugares. “Felicidade é algo contagiante. Trabalhar mais feliz influencia diretamente nas entregas e, consequentemente, nos resultados alcançados em qualquer empresa, seja ela pública ou privada”, define a superintendente.

A Sesg é uma instituição que tem como missão impactar positivamente o SUS de Goiás por meio da formação e qualificação dos profissionais do SUS e incentivo à pesquisa e inovação em saúde. Sua história remonta à década de 1980. Atualmente, conta com cinco gerências e duas assessorias técnicas especializadas. No total, conta com 164 servidores, dentre graduados, especialistas, mestres e doutores.

Gabriela Dutra (texto) e Ernesto Fleury (montagem em foto de Karin Alexandre)/Superintendência da Escola de Saúde de Goiás

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo