Irani Ribeiro representa governador em solenidade na Apae
A superintendente de Educação em Saúde e Trabalho para o SUS da Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES-GO), Irani Ribeiro de Moura, representou o governador Marconi Perillo na solenidade de comemoração dos 13 anos de fundação do Instituto de Diagnóstico e Prevenção (IDP), da Associação dos Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) de Goiânia. O evento, realizado na sede do IDP, no Jardim Goiás, contou com a presença de diversas autoridades, entre as quais o secretário municipal de Saúde, Fernando Machado; a superintendente de Pessoas com Deficiência e Mobilidade Reduzida, Cidinha Siqueira; e o presidente da Federação das Apaes de Goiás, Wagner Benevides.
O Instituto de Diagnóstico e Prevenção tem em seu interior o Laboratório da Mamãe, unidade na qual é realizado o Teste da Gestante, fundamental para a detecção de doenças transmitidas verticalmente, de mãe para filho, durante a gestação. Este teste contempla a realização de 13 exames, nos quais são diagnosticadas enfermidades como Aids, sífilis e Hepatites B e C.
Nos 13 anos de funcionamento, o Laboratório da Mamãe prestou atendimento a cerca de 905 mil gestantes residentes em todo o Estado. Do todas as mulheres atendidas, foram diagnosticadas doenças em aproximadamente 38 mil fetos, o que possibilitou a assistência precoce e a prevenção de agravos relacionados às enfermidades.
Em seu pronunciamento, a superintendente Irani Ribeiro de Moura ressaltou a importância do IDP para a população goiana. “O Instituto de Diagnóstico e Prevenção da Apae garante o acesso ao atendimento de forma humanizada. Atua conforme os pressupostos do SUS e é um exemplo a ser seguido”, destacou.