Gestão da Saúde em Goiás é referência para Canadá

Governo de Goiás foi convidado para apresentar iniciativas como a gestão de hospitais por organizações sociais, Conecta SUS, ações de combate ao Aedes e programa Mais Saúde para Goiás, que fortalece a atenção primária.

Os resultados de práticas inovadoras na gestão da Saúde adotadas pelo Governo do Estado de Goiás alcançaram repercussão internacional e tornaram-se referência para o Canadá, país reconhecido pelas experiências exitosas em saúde. A convite do governo da Província de Quebec – maior das dez províncias do País -, o governador Marconi Perillo e o secretário de Estado da Saúde de Goiás, Leonardo Vilela, participarão, entre os dias 21 e 23 de setembro, de encontros com gestores e autoridades sanitárias do País, para apresentar as iniciativas da Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES-GO) e assinar contrato para a transferência de tecnologia canadense para produção de medicamentos de alto custo, em Goiás.

A série de eventos terá início, no dia 21 de setembro, na Província de Quebec, quando Leonardo Vilela apresentará às autoridades e representantes do setor de saúde os resultados da gestão de unidades por organizações sociais, da estruturação e do pleno funcionamento do Centro de Informações e Decisões Estratégicas em Saúde Zilda Arns Neumann (Conecta SUS), ferramenta de monitoramento de indicadores e resultados da saúde; a força-tarefa Goiás contra o Aedes, iniciada em dezembro do ano passado e que resultou na diminuição em 95% dos focos do Aedes aegypti, em território goiano; e o programa “Mais Saúde para Goiás”, efetivado com o objetivo de fortalecer a atenção primária em saúde em todos os municípios do Estado, prevenindo doenças.

“O sistema de saúde de Quebec é referência para Goiás, mas agora temos a grata satisfação de sermos convidados para compartilhar nossas experiências com os profissionais desta Província do Canadá”, assinala Leonardo Vilela.

Ele destaca que esse importante encontro, com a presença do governador Marconi Perillo, é resultante de uma missão da equipe da SES-GO à Província de Quebec, em novembro do ano passado, realizada com o objetivo de conhecer a organização do Sistema de Saúde Pública daquele País e identificar temas de interesse recíproco.

Medicamentos

O trabalho da comitiva goiana prossegue no dia 23 de setembro, na cidade de Quebec. Na ocasião, o governador Marconi Perillo assina com a empresa Pharmascience contrato para a produção de medicamentos de alto custo pela Indústria Química do Estado de Goiás (Iquego). Tal acordo prevê a transferência de tecnologia para a fabricação de seis medicamentos (veja lista abaixo), todos de alto custo. Leonardo Vilela destaca que além de proporcionar a diminuição de custos, tal iniciativa beneficiará a população pois possibilitará o acesso mais ágil aos medicamentos.

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo