Central de Transplantes promove Ciclo de palestras na PUC

A Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES-GO), por meio da Central de Transplantes, em parceria com a Pontifícia Universidade Católica – PUC Goiás, realiza nessa terça-feira, a partir das 14h, um Ciclo de palestras que marca o Dia Nacional do Doador de Órgãos. O evento, que acontece no auditório da Reitoria da PUC – Avenida Universitária, n. 1069, setor Leste Universitário, Goiânia (GO) – faz parte das atividades do Setembro Verde, que busca conscientizar as pessoas sobre a importância da doação de órgãos e tecidos.

“Reunimos a academia, nesse ciclo de palestras, para sensibilizar os estudantes sobre a importância do profissional de saúde conhecer todo o processo de doação, desde o acolhimento à família até a efetiva doação”, explica o gerente da Central de Transplantes da SES-GO, Fernando Castro.

Números da doação – De acordo com a Central de Transplantes de Goiás, existem hoje, entre os receptores inscritos, 729 para recepção de córnea, 357 para rim, 4 para coração e 6 pâncreas-rim. Esta fila é dinâmica, pois a cada dia tanto transplantes, quanto novas inscrições são realizadas.

Em Goiás são credenciados os seguintes estabelecimentos para realização dos transplantes: coração – Lucio Rebelo e Santa Casa de Misericórdia de Goiânia; rim – Hospital Santa Genoveva, Santa Casa de Misericórdia de Goiânia e Hospital Geral de Goiânia; conjugado pâncreas-rim – Hospital Santa Genoveva; e, córnea – 17 estabelecimentos, entre particulares, conveniados e SUS.

Transplantes realizados:

Em 2015 –

Em Goiás, foram realizadas 49 doações de múltiplos órgãos.

Em Goiás, foram realizados:

transplantes renais: 85

transplantes de córnea: 862

pâncreas rins: 02

Em 2016: (até julho)

Em Goiás, foram realizadas 31 doações de múltiplos órgãos em Goiás

Em Goiás, foram realizados:

transplantes renais: 55

transplantes cardíacos: 03

transplantes de córnea: 461

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo