Lacen-GO e HMI reafirmam parceria sobre hemoculturas e culturas de vigilância

Acordo visa o envio de amostras de pacientes do hospital que necessitem de diagnóstico de infecções e também o monitoramento de microorganismos multirresistentes

O Laboratório Estadual de Saúde Pública Dr. Giovanni Cysneiros (Lacen-GO) e o Hospital Materno Infantil (HMI) reafirmarem, na quarta-feira, 3, parceria para realização das hemoculturas e culturas de vigilância do hospital. O acordo entre as duas unidades da Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES-GO) visa o encaminhamento ao Lacen de todas as hemoculturas de pacientes do HMI que necessitem de diagnóstico de infecção bacteriana ou fúngica em campo séptico e também o monitoramento da microbiota circulante na unidade através das culturas de vigilância.

“O Lacen já incluiu em seu planejamento de 2019 o aumento da demanda visando atender o Materno, com o intuito de fortalecer o papel de vigilância laboratorial e monitoramento de microrganismos multirresistentes”, afirma o diretor do laboratório, Vinicius Lemes. Ele ressalta a importância do serviço prestado pelo HMI frente à assistência materna e neotanal, e afirma que a parceria “coroa de êxito o trabalho integrado em rede, conforme preconiza o SUS”.

Está prevista, inicialmente, a realização de mais de 320 análises mensais, com fornecimento dos kits necessários ao acondicionamento e transporte padronizado das amostras, que serão processadas em um sistema misto (manual e automatizado), com possibilidade de análises referenciadas pela Rede Nacional de Laboratórios instituída pelo MS, o Sislab.

tcDe acordo com Vinícius Lemes, o monitoramento ampliado dos microrganismos multirresistentes, sobretudo nos casos de sepses e meningites, vão tornar possível à gestão do HMI um melhor direcionamento e conduta clínica adequada para a redução de internações e uso racional dos antimicrobianos, o que pode resultar na redução concomitante dos custos. “Outro ganho, não menos importante, será a aproximação das equipes técnicas das duas unidades com troca de experiências, conhecimentos e melhoria contínua do serviço prestado”, acrescenta o diretor do Lacen. “Essa é a nova cara do SUS em Goiás”, comemora.

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo