SES recebe selo Diamante na 5ª edição do Prêmio Goiás Mais Transparente

Secretaria de Estado da Saúde de Goiás recebe o reconhecimento, divulgado nesta quinta-feira, pela conquista de 100% em todos os requisitos da avaliação, realizada pela Controladoria-Geral do Estado

Com o intuito de aprimorar a transparência na gestão, a Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES-GO) foi reconhecida, com o selo Diamante, pela 5ª edição do Prêmio Goiás Mais Transparente 2023, conferido pela Controladoria-Geral do Estado (CGE-GO), nesta quinta-feira (07/12). A cerimônia de premiação foi realizada no auditório do Tribunal Regional do Trabalho da 18ª Região, em Goiânia.

O controlador-geral do Estado, Henrique Ziller, destacou que os requisitos cumpridos pela secretaria não são fáceis de conquistar, mas que o empenho dos servidores é fundamental para que a transparência se torne um valor observado pelo Estado e pela sociedade. Em seguida, o gerente de Transparência Institucional da CGE, Júnior José Costa, apresentou os vencedores desta edição.

A secretária-adjunta e interina da SES-GO, Anamaria Arruda, recebeu o prêmio em nome da pasta. Ao comentar a conquista, ela parabenizou o esforço de todos os servidores que contribuíram para o alcance do mais alto nível de transparência no Estado. “Tivemos o orgulho de receber o selo Diamante, que representa 100% de transparência. Temos honrado o nosso compromisso de apresentar para a população todos os dados sobre os recursos que são aplicados na prestação dos serviços de saúde em Goiás”, comentou.

Já a subsecretária de Controle Interno e Compliance da SES-GO, Stella Maris, pontuou o avanço no ranking. Ela destacou que o selo Diamante é uma categoria inédita do prêmio, implantada pela nova metodologia da avaliação da CGE. A subsecretária lembrou que, em 2022, a SES-GO foi premiada com o selo Ouro, e a conquista do nível mais alto no ranking demonstra o aprimoramento da transparência pública em Goiás. “Fomos 100% nos requisitos essenciais, obrigatórios e recomendados. Parabenizo o engajamento de toda a equipe que contribuiu para a conquista”.

Ziller também lembrou que todo o processo levou em consideração a recomendação do governador Ronaldo Caiado de que a transparência deve ser uma marca clara de promoção da transparência pública, visto que a gestão tem a obrigação de abrir seus dados para a população, provando a seriedade, competência e respeito com o dinheiro público.

Melhoria nos serviços
De iniciativa da Controladoria-Geral do Estado (CGE-GO), o Prêmio Goiás Mais Transparente é focado na melhoria nos serviços prestados pelo Estado à sociedade e não somente uma norma a ser cumprida. Nesta edição, novas diretrizes estabelecidas pela Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon) foram incorporadas para avaliação dos órgãos e entidades estaduais.

O superintendente de Governo Aberto e Participação Cidadã da SES-GO, Weyk Wagne Gomes, reforçou que a avaliação é padronizada para todo o País, mas que cada secretaria pode ter requisitos específicos de acordo com sua área de atuação. “Goiás tem avançado muito desde 2019 e, neste ano de 2023, tivemos novas demandas como a divulgação das escalas médicas de cada uma das 34 unidades da alta e média complexidades sob gestão da SES e do estoque de medicamentos”, acrescentou.

A análise das secretarias teve início ainda em junho deste ano, com a autoavaliação de cada área sobre as informações no link “Acesso à Informação”, que consta em todos os sites dos órgãos do governo. Os dados divulgados são abertos para toda a população, inclusive para a imprensa. O prêmio integra o ranking do Programa de Compliance Público, criado como forma de incentivar e orientar os órgãos na promoção da transparência.

Isabela Melo (texto) e Iron Braz (fotos)/Comunicação Setorial

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo