Saúde estadual mantém posição no ranking do programa de Compliance de 2023

Conquista do sexto lugar é divulgado pela CGE, durante o terceiro dia da Semana Internacional contra a Corrupção, que apresentou também os demais órgãos que se destacaram em seus respectivos grupos no ranking do Programa de Compliance Público

A Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES-GO) conquistou, em 2023, o sexto lugar na quinta edição do Programa de Compliance Público do Poder Executivo de Estado de Goiás, mantendo a posição já obtida o ano passado. O resultado foi divulgado pela Controladoria-Geral do Estado (CGE-GO), na tarde de quarta-feira (07/10), terceiro dia da Semana Internacional contra a Corrupção, no auditório do TRT da 18ª região, em Goiânia

A premiação, em seu quinto ano, tem como objetivo homenagear os órgãos estaduais que se destacam no trabalho de melhoria da governança do Estado, por meio de assessoramento, supervisão e orientação coordenado pelas equipes técnicas que compõem as secretarias executivas ou escritórios de compliance.

O resultado foi comemorado pela gestão da SES, representada no evento pela estadual da Saúde em substituição e secretária-adjunta, Anamaria de Sousa Arruda; pelo subsecretário de Vigilância e Atenção Integral à Saúde, Luciano de Moura Carvalho; pela subsecretária de Inovação, Planejamento, Educação e Infraestrutura; Ana Carolina Rezende Abrahão e pelo Chefe de Gabinete Adriano Sullivan Chagas.

Anamaria Arruda comemorou o resultado, que representa o empenho de todos os envolvidos na melhoria dos trabalhos realizados por uma pasta que é uma das maiores do Estado e que convive diariamente com grandes desafios, que envolvem o que é de mais rico para as pessoas, que é a vida. “Mantivemos a posição do ano passado, e devemos nos orgulhar disso, considerando a grande alteração na estrutura da SES/GO”.

A presidente do Escritório de Compliance da SES-GO, Tharise Gondim, também comemorou, ao lembrar que 2023 foi um ano de grandes mudanças na SES-GO. “A estrutura cresceu cerca de 35%, foram criadas novas áreas com muitos servidores que não faziam parte dos quadros da SES… Fizemos um bom trabalho. Agora é hora de analisar, planejar e organizar as metas para o próximo ano”, disse.

Os grandes vencedores da premiação deste ano foram a Companhia de Investimentos e Parcerias do Estado de Goiás (Goiás Parcerias), no grupo 1; Agência Goiana de Defesa Agropecuária (Agrodefesa), no grupo 2; e a Polícia Civil, no grupo 3. Os prêmios aos três primeiros colocados de cada grupo foram entregues pelo controlador-geral de Goiás, Henrique Ziller. “Na quinta edição do prêmio, vemos que os resultados obtidos continuam bastante relevantes. É um momento de extrema satisfação e alegria de poder comemorar os prêmios que distribuídos”, disse

Ziller também anunciou prováveis mudanças nos critérios do ranking para 2024, a partir de uma reunião que será realizada ainda este ano com os participantes dos órgãos envolvidos. “(O prêmio) é extremamente importante, porque estabelece a marca de reconhecimento daquilo que os órgãos fizeram ao longo do ano no que diz respeito ao Programa de Compliance Público”, definiu. O controlador-geral ainda assinou, com o reitor da Universidade Estadual de Goiás (UEG), Antônio Cruvinel, um termo de cooperação para criação de um curso de pós-graduação lato sensu em controle interno público, com início previsto para 2024.

Combate a corrupção
Pela manhã, na programação do Semana Internacional contra a Corrupção, foi realizada a reunião do Fórum Permanente de Combate à Corrupção (FOCCO-GO). A Secretária de Saúde em substituição e Secretária-Adjunta, Anamaria Arruda, também participou das discussões sobre a atuação das organizações sociais na área da saúde.

Na abertura, Ziller destacou o objetivo da CGE em auxiliar os órgãos da gestão a avançarem na prestação de serviço em saúde em todo o Estado. “Ao final, queremos produzir resultados para contribuir com a realidade do Estado de Goiás, que é de 29 unidades de saúde geridas por organizações sociais. Mais do que identificar problemas, precisamos ajudar a qualificar nossas ações”, reforçou o secretário.

José Carlos Araújo, Riva Kran (texto) e Marco Monteiro (fotos)/Comunicação Setorial

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo