Roda de conversa no HEMNSL debate parto humanizado

Projeto da unidade da SES-GO é direcionado a gestantes e puérperes, com o objetivo de discutir gestação, parto e cuidados com o bebê

O Hospital e Maternidade Nossa Senhora de Lourdes (HEMNSL), unidade da Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES-GO), promoveu nessa quinta-feira, 4, mais uma roda de conversa para debater sobre o Projeto Parto Humanizado. Direcionado para gestantes e puérperas, o diálogo tem como objetivo discutir gestação, parto e cuidados com bebê.

A coordenadora do Serviço Social da unidade, Lourdes Maria, abriu a roda de conversa destacando a importância do parto normal para mãe e bebê. “É sempre o recomendado para ambos, mas cada gestação é de um jeito, e, dependendo das circunstâncias, o parto cesariano pode ser uma medida importante para salvar vidas, mas deve ser feiro apenas quando há indicação clínica”, orientou.

Esclarecendo algumas dúvidas sobre o momento do nascimento do bebê, a coordenadora de psicologia, Viviane Ferro, explicou a diferença do modo da mãe agir nas primeiras horas após o parto. “No parto normal, após ganhar o bebê,  a mãe já consegue realizar os primeiros cuidados, normalmente; já na cesárea, por ser uma cirurgia, a gestante deve ter no mínimo seis horas de descanso e procurar não se mexer, para uma recuperação melhor”.

Durante a roda de conversa, as gestantes e mães presentes trocaram experiências sobre período gestacional e o momento do parto.

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo