Sons de violino e flauta quebram rotina do Hospital Estadual da Mulher

Utilização da música no ambiente hospitalar faz parte do projeto Sons que Curam implantado na unidade de saúde do Governo de Goiás para reforçar a humanização e o bem-estar dos pacientes

A Comissão de Humanização do Hospital Estadual da Mulher Dr. Jurandir Nascimento (Hemu) proporcionou, na segunda-feira (04/12), mais uma edição do projeto Sons que Curam, que tem por objetivo humanizar o ambiente hospitalar por meio da música.

Em sua sexta edição, dessa vez a apresentação foi do músico Nelson Chileno. Integrante do projeto CRD Leva a Música até Você, o músico faz apresentações em hospitais públicos. Natural de Santiago (Chile), Nelson veio para o Brasil em 1989, onde participou de um grupo de música latina e, depois da pandemia, decidiu fazer esse projeto cultural e solidário.

Com repertório bem eclético, Nelson tocou vários estilos de música como MPB, gospel, sertanejo, samba e pagode, sempre revezando entre dois instrumentos: o violino e a flauta de pan. Com sua simpatia, atendeu aos pedidos dos ouvintes e animou a todos. Percorrendo os corredores, recepção e enfermarias da unidade, o músico levou alegria e emoção aos pacientes, acompanhantes e colaboradores.

“Que maravilha poder ouvir essas músicas, traz alegria e ânimo pra gente”, disse a paciente Janaína de Oliveira, grávida de 34 semanas. “A música ajuda a distrair, nos traz lembranças boas, nos emociona. Isso faz muito bem ao coração”, avaliou Joelma de Oliveira, acompanhante de Janaína.

“Amei a apresentação. Não consegui segurar a emoção”, pontuou Maria Aparecida de Sousa, que está com a filha Maya internada no hospital. “A música faz bem pra alma, aquece o coração. Nos trouxe alegria e emoção, foi muito bom para todos nós”, afirmou a enfermeira Fabíola Lopes.

Marilane Correntino (texto e foto)/IGH

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo