Deficientes visuais firmam parceria com Hemocentro para doação de sangue
O Hemocentro de Goiás (Hemogo) firmou parceria com a Associação dos Deficientes Visuais do Estado de Goiás (Adveg) com o propósito de conscientizar a população sobre a importância da doação de sangue e de atenuar o preconceito contra as pessoas cegas e com baixa visão. Na manhã desta quinta-feira, 6 de outubro, o diretor-geral do Hemogo, Mauro Silva, recebeu o presidente da Adveg, Gilberto Alves Silva, para debater tais questões e acertar os últimos detalhes do 1º Passeio Ciclístico para Pessoas com Deficiência Visual no Estado de Goiás.
Promovido pela Adveg, o 1º Passeio Ciclístico para Pessoas com Deficiência Visual no Estado de Goiás terá a parceria de 14 instituições e entidades, entre as quais o Hemocentro. O evento, aberto a toda a população, acontece no domingo, 9 de outubro, às 9h, na Praça Cívica. Ao firmar a parceria, Mauro Silva afirmou que o evento esportivo representa uma oportunidade de destacar a relevância do gesto de doar sangue para salvar vidas. Na manhã desta quinta-feira, três voluntários da entidade doaram sangue, o que possibilitou o aumento do estoque do Hemogo.
Com a realização do 1º Passeio Ciclístico para Pessoas com Deficiência Visual no Estado de Goiás, Adveg pretende oferecer a possibilidade de pedalar às pessoas que nunca andaram de bicicleta. No evento, estarão disponíveis para os participantes cegos e de baixa visão 20 bicicletas tipo Tanden, de 2,15 metros, com dois acentos e dois pedais. O banco da frente é ocupado pelo condutor e o traseiro, pelo portador de deficiência visual.
Luciana Magalhães, uma das voluntárias da Adveg, enfatiza que o passeio ciclístico é, antes de tudo, um evento inclusivo. “A prática do esporte associada à doação de sangue garante qualidade de vida aos cidadãos”. Ela ressalta, ainda, que as pessoas com deficiência podem realizar todas as atividades que os demais cidadãos fazem, desde que as pessoas sejam acessíveis à causa e a cidade tenha condições de acessibilidade.