Núcleo de Segurança do Paciente da MNSL é destaque por benefícios gerados à unidade
Nos últimos quatro meses, desde a implantação do Núcleo Interno de Segurança do Paciente (NISP) na Maternidade Nossa Senhora de Lourdes (MNSL), os colaboradores, pacientes e usuários têm usufruído dos inúmeros benefícios que o setor gera tanto à assistência final quanto à rotina de trabalho da equipe multiprofissional da unidade. Neste curto período de tempo, os funcionários da unidade passaram a contar com identificação de crachás; a aplicabilidade de protocolos aos pacientes foi garantida – higienização das mãos, prevenção de quedas, lesão por pressão, identificação do paciente, comunicação efetiva e cirurgia segura -; capacitações foram promovidas aos colaboradores; visitas aos leitos para a identificação de não conformidade foram realizadas diariamente e; em especial, foi implementada uma subcomissão de gerenciamento de riscos.
NISP é a instância do serviço de saúde criada para promover e apoiar a implementação de ações voltadas à segurança do paciente. Instituído pela RDC nº 36, a comissão é elemento fundamental para a busca pela qualidade das atividades nos serviços de saúde. Na MNSL, Edilaine dos Santos é a coordenadora do setor. Segundo ela, o gerenciamento de risco realizado pela Maternidade é destaque em Goiás por conta da desenvoltura do serviço de gerenciamento de riscos. “Avaliamos todos os serviços prestados pela unidade, detectamos não conformidades e repassamos às coordenações. O resultado é extremamente positivo”, conta Edilaine. Ainda de acordo com ela, foi criado um formulário de notificação de eventos adversos – incidente com dano -, que conta também com item para a identificação de “near miss” (em português, quase erro) – incidente que não atinge o paciente, mas em casos não evitado, pode vir a afetar.
De acordo com o coordenador da Qualidade da MNSL, Igor Bezerra, o setor agregou muito à garantia de prestação de serviço de excelência aos pacientes. “O NISP auxilia diariamente na gestão da Qualidade, por se tratar de um serviço sistêmico, e contribui muito nos processos assistenciais. É um apoio grande no controle e na supervisão das não conformidades, revisão de protocolos e no auxílio ao gerenciamento de risco”, destaca Igor. A coordenadora Edilaine acrescenta que “o sucesso do NISP se deve também à ótima adesão dos coordenadores e colaboradores de cada setor da unidade”. Segundo ela, todos participam efetivamente, o que tem garantido a segurança e assistência com qualidade ao paciente, que é o foco principal do Núcleo.
Fonte: MNSL