Encontro vai reunir escolas de saúde pública de Goiás
Será realizado na próxima terça-feira, 18 de outubro, na sede da Superintendência de Educação em saúde e trabalho para o SUS o 1º encontro das Escolas e Centros Formadores em Saúde Pública de Goiás: Tecendo Redes. Todos os servidores técnicos da Escola Estadual de Saúde Pública Cândido Santiago e das Escolas Municipais de Saúde Pública de Goiânia e de Aparecida de Goiânia vão participar da reunião. A proposta do encontro é de promover o reconhecimento das ações de cada escola e de promover a integração entre elas, bem como a capacitação dos servidores da área técnica da Sest/SUS.
Além da troca de experiências entre as três escolas de saúde pública o encontro terá a participação de nomes importantes da área na esfera nacional. Já confirmaram presença a coordenadora da Escola Fiocruz de Governo de Brasília, Maria Fabiana Damásio Passos, o coordenador adjunto do Programa de Mestrado Profissional em Políticas Públicas em Saúde também da Fundação Osvaldo Cruz, Armando Raggio e a coordenadora da Secretaria Técnica e Executiva da Rede Brasileira de Escolas de Saúde Pública, Rosa Maria Pinheiro Souza.
Constam da programação debates com temas voltados para a qualificação dos profissionais de saúde. Em um primeiro momento a Professora Dra. Rosa Maria Pinheiro Souza vai falar sobre as Possibilidades e Estratégias de Fortalecimento das Escolas de Saúde Pública e Centros Formadores, com mediação da Dra. Irani Ribeiro que apresentará, também, informações sobre as experiências da Escola Estadual de Saúde Pública numa mesa redonda mediada pela Professora Dra. Rafaela Veronezi.
Na sequência as representantes das escolas municipais de saúde pública de Goiânia e Aparecida também falarão sobre as experiências nos seus municípios. A implantação da Comissão de Integração Ensino-Serviço-Cies, aqui em Goiás, também será tema de debate com o coordenador do Programa de Mestrado Profissional, Armando Raggio. Ele falará sobre a Integração Ensino-Serviço em Saúde Pública.
Segundo a Superintendente de Educação em Saúde e Trabalho para o SUS, Irani Ribeiro, o encontro servirá também para que sejam discutidos novos caminhos que levem a uma formação cada vez mais eficiente dos profissionais que atuam no SUS e, consequentemente, à melhoria dos serviços de saúde aos usuários. “a população merece um atendimento de qualidade e nós temos a obrigação de oferecer este serviço com toda a eficiência e dedicação. Temos que estar muito bem preparados para desempenhar este importante papal na sociedade”, afirmou.