Regional São Patrício II promove integração e apoia municípios em ações de saúde

A Regional de Saúde São Patrício II foi criada por meio da portaria 327, de 15 de junho de 2015, da Secretaria de Estado da Saúde (SES-GO). A criação atende à necessidade de regionalização – diretriz do Sistema Único de Saúde (SUS) – e de descentralização das ações e serviços. A Regional, a 18ª de Goiás, representa a SES-GO junto aos municípios de Barro Alto, Itaguaru, Jaraguá, Mimoso de Goiás, Padre Bernardo, Santa Rita do Novo Destino, Vila Propício e Goianésia, onde está localizada sua sede.

Dentre os objetivos de uma Regional de Saúde estão promover a interação e articulação entre os gestores municipais; apoiá-los tecnicamente nas ações de planejamento, gestão, prevenção, promoção, atenção à saúde, vigilância, fiscalização e avaliação; gerenciar e executar ações de caráter regional; além de acompanhar a execução financeira de recursos do SUS na região.

A estrutura é composta por seis coordenações: Atenção à Saúde, que inclui Atenção Primária, Assistência Farmacêutica e Redes de Atenção; Planejamento e Gestão; Apoio Administrativo; Informação em Saúde; Controle, Avaliação e Regulação; e Vigilância em Saúde, que inclui vigilância sanitária e epidemiológica, controle e combate de Endemias e Epidemias.

A coordenação de Planejamento e Gestão apoia os gestores municipais na elaboração de instrumentos de gestão e no estabelecimento de pactos para atendimento em saúde. A de Atenção à Saúde assessora os municípios na qualificação da Atenção Primária e consolidação do trabalho das equipes da Estratégia Saúde da Família; distribui e assessora a aquisição de medicamentos nas respectivas cidades; além de coordenar juntamente com os municípios a definição dos fluxos de atendimento básico, de média e alta complexidade e internações hospitalares na região.

Já a coordenação de Vigilância em Saúde executa e participa de ações de orientação, controle e fiscalização de produtos e serviços, saúde do trabalhador e vigilância em saúde ambiental; coordena a distribuição de imunobiológicos, as ações de imunização realizadas pelos municípios e as coberturas vacinais das cidades sob sua jurisdição; recebe e consolida os dados dos municípios relativos à vigilância em saúde; acompanha o controle de vetores e a educação em saúde, além de monitorar o avanço de endemias e epidemias.

Por sua vez, a área de Controle, Avaliação e Regulação é responsável por mediar a articulação entre os gestores municipais de saúde quanto aos fluxos de atendimento e regulação intermunicipais; monitorar as normas de solicitação e autorização de internações e procedimentos ambulatoriais especializados; acompanhar o credenciamento de serviços de média e alta complexidades; além de supervisionar o cadastro de estabelecimentos de saúde.

A coordenação de Informação em Saúde gerencia, implanta e assessora os municípios na utilização de sistemas de informação, usados para consolidação dos bancos de dados em saúde. A Regional São Patrício II conta ainda com a Ouvidoria, que acompanha, dá encaminhamento e responde as denúncias realizadas por usuários do SUS na região.

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo