Projeto da SES promove saúde a catadores de materiais recicláveis em cooperativas

Iniciativa da Superintendência de Vigilância em Saúde da Secretaria Estadual de Goiás leva ações educativas que proporcionam o bem-estar aos trabalhadores de oito cooperativas em Goiânia e Aparecida

Garantir educação, promoção e prevenção em saúde aos catadores de materiais recicláveis do Estado de Goiás. Esse é o foco do Projeto Pró-Catador, desenvolvido na Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES-GO), por meio da Superintendência de Vigilância em Saúde/Gerência de Vigilância Ambiental e Saúde do Trabalhador. A iniciativa, que chegou a ter as atividades presenciais interrompidas durante a pandemia de Covid-19, abrange atualmente um total de oito cooperativas de catadores do Estado.

O projeto é desenvolvido de forma conjunta entre o Centro de Referência em Saúde do Trabalhador do Estado de Goiás (Cerest estadual), o Cerest de Goiânia e o Cerest regional de Aparecida de Goiânia desde 2018. Ele foi fundamentado no Programa do Governo Federal de 2010 e recriado em 2023.

A iniciativa busca identificar o perfil socioeconômico dos catadores, compreender os processos e ambientes de trabalho, identificar riscos ocupacionais, orientar sobre temas de saúde e facilitar o acesso a atendimentos preventivos. O projeto conta com apoio intersetorial de órgãos como o Ministério Público Estadual de Goiás (MP-GO), Secretarias Municipais de Saúde e universidades.

“A SES-GO implementou ações educativas nas cooperativas de material reciclável, focando em temas como saúde da mulher, saúde do homem, saúde mental, atualização do cartão de vacina, aferição de pressão arterial, aferição de glicemia, entre outras iniciativas. A manutenção desse projeto é considerada crucial, visando contribuir significativamente para a melhoria da saúde e, consequentemente, da qualidade de vida desses trabalhadores essenciais”, pontua Huilma Alves Cardoso, enfermeira do Cerest estadual.

O projeto Pró-Catador foi um dos relatos de experiências da SES apresentados durante o 9º Simpósio Brasileiro de Vigilância Sanitária da Associação Brasileira de Saúde Coletiva (Simbravisa), realizado na semana passada, em João Pessoa (PB). Profissionais de vigilância em saúde de todo o País estiveram presentes ao longo dos quatro dias de programação. “O evento proporciona, a cada três anos, uma troca de experiências muito enriquecedora entre as unidades da Federação, e o fato de esse projeto goiano ter sido escolhido entre tantos outros mostra que estamos no caminho certo”, ressalta Huilma.

Lara Eduarda, estagiária do programa da PUC-GO (texto)/Comunicação Setorial
Foto: Edna Coven

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo