Emater implanta horta no Credeq

O projeto é uma atividade terapêutica e, ainda, capacita profissionalmente os pacientes, o que os auxilia no processo de reinserção social e no mercado de trabalho

O cuidado diário de uma horta é incorporado ao projeto terapêutico do Centro de Referência e Excelência em Dependência Química (Credeq – Prof. Jamil Issy), em Aparecida de Goiânia, com o propósito de auxiliar no processo de reabilitação dos pacientes. A iniciativa, que é desenvolvida pelo setor de terapia ocupacional, recebe o apoio técnico do escritório local da Agência Goiana de Assistência Técnica, Extensão Rural e Pesquisa Agropecuária (Emater Aparecida de Goiânia).

Inicialmente, estão sendo criadas duas hortas, com 12 canteiros de aproximadamente quatro metros cada. As hortas são cultivadas em função de cada Unidade Terapêutica Residencial (UTR). A princípio serão cultivadas hortaliças, tubérculos e plantas medicinais. Entretanto, a parceria com a Emater prevê a viabilização de outros projetos, como o do Pomar, a da Lavoura Urbana e o do Quintal Legal.

A Emater está disponibilizando suporte profissional, o qual auxilia e orienta a implantação do projeto, e cursos profissionalizantes, nos quais os pacientes aprendem técnicas de horticultura, as quais poderão auxiliá-los no processo de reinserção social e no mercado de trabalho.

O Projeto Horta, também, é uma atividade terapêutica, supervisionada pelo setor de terapia ocupacional de cada UTR. A participação nessa terapia é opcional, pois se é respeitada a restrição de cada paciente, fazendo com que o projeto terapêutico singular do paciente esteja em constante adaptação.

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo