Beneficiários do Bolsa Família devem comparecer à UBS

As famílias devem passar pela Unidade Básica de Saúde para acompanhamento do estado nutricional e atualização do calendário vacinal, até o dia 31 de dezembro de 2016, a fim de garantir o recebimento do benefício.

Famílias beneficiárias do Programa Bolsa Família devem comparecer à Unidade Básica de Saúde mais próxima a sua residência para o acompanhamento do estado nutricional e atualização do calendário vacinal, de crianças menores de 7 anos e mulheres idade fértil, até o dia 31 de dezembro de 2016. “Essa é uma condição que deve ser cumprida a cada semestre para que uma pessoa continue sendo beneficiada pelo programa”, alerta a coordenadora de Vigilância Nutricional, Maria Janaína Cavalcante Nunes.

O Bolsa Família é um programa de transferência direta de renda, direcionado às famílias em situação de pobreza e de extrema pobreza em todo o País, de modo que consigam superar a situação de vulnerabilidade e pobreza. O programa busca garantir a essas famílias o direito à alimentação e o acesso à educação e saúde. Em todo o Brasil, mais de 13,9 milhões de famílias são atendidas pelo Bolsa Família.

O recebimento do benefício é vinculado a compromissos (condicionalidades) nas áreas de Saúde (atendimento das crianças de 0 a 7 anos – avaliação nutricional e atualização do calendário de vacinação; mulheres em idade fértil e pré-natal para as gestantes), Assistência Social e Educação, com a finalidade de promover o acesso das famílias aos direitos sociais básicos – saúde, alimentação, educação e assistência social.

Semestralmente, a Coordenação de Vigilância Nutricional da Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES-GO/CVN/GVE) solicita às Regiões de Saúde (RS) que orientem e apóiem seus municípios para o cumprimento das metas de acompanhamento do PBF (75% das famílias totalmente acompanhadas) e demais programas integrados, tais como: Programa Nacional de Suplementação de Ferro, Estratégia Nacional Amamenta e Alimenta Brasil, Programa Nacional de Suplementação de Vitamina A, Sistema de Vigilância Alimentar e Nutricional (SISVAN WEB) e Vigilância Alimentar (Portarias).

Existe um esforço contínuo e permanente dos profissionais de saúde em busca das famílias e no devido acompanhamento, porém, apenas o esforço e comprometimento dos profissionais não são suficientes para bons resultados à população, necessitamos que as famílias também se comprometam e cumpram as condicionalidades, evitando assim o bloqueio e posterior suspensão do benefício. Para isso, basta comparecer à Unidade Estratégia Saúde da Família (ESF) que acompanha o seu bairro/residência.

Reafirmamos que o prazo final para acompanhamento da 2ª. vigência de 2016 é até dia 31 de dezembro de 2016 (vale atentar para a possível lentidão no sistema nos dias finais de envio das informações) e no Estado de Goiás a cobertura ainda está muito baixa (9,99% das famílias com perfil saúde).

Em caso de dúvida contatar a equipe da CVN, telefone (62)3201 3593.

Acesse o relatório pelo link: https://bolsafamilia.datasus.gov.br/w3c/bfa_relconsol.asp

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo