Ministério da Saúde repassa R$ 13,8 milhões para ações de média e alta complexidade de Goiás

O Ministério da Saúde repassou nessa quarta-feira, 19 de outubro, ao Estado de Goiás recursos da ordem de R$ 13,8 milhões para o desenvolvimento de ações de média e alta complexidade. A solenidade na qual foram assinadas as portarias estabelecendo o repasse de aportes aconteceu no Palácio Pedro Ludovico Teixeira. Participaram da cerimônia o secretário de Gestão do Trabalho e da Educação do MS, Rogério Luiz Zeraik Abdalla, o governador Marconi Perillo e o secretário de Estado da Saúde, Leonardo Vilela, entre outras autoridades.

Os recursos provenientes do MS serão investidos no funcionamento de quatro Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) localizadas em Goiânia, Aparecida de Goiânia, Goianésia e Luziânia. Também serão beneficiados a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Anápolis (Apae), Maternidade Dr. Adalberto Moreira da Silva e Santa Casa de Misericórdia, localizadas em Anápolis; a Santa Casa de Misericórdia de Goiânia e o Centro de Reabilitação e Readaptação Dr. Henrique Santillo (Crer), situados na capital, e, ainda, o Instituto Pestalozzi, de Rio Verde (veja tabela abaixo).

Em seu pronunciamento, Rogério Abdalla informou que o Ministério da Saúde está contemplando os Estados brasileiros com o repasse de verbas para os procedimentos de média e alta complexidade. A liberação dos recursos e expansão dos serviços, conforme disse, são resultados das medidas de gestão adotadas pelo MS nos primeiros 100 dias de governo e que levaram a uma economia de R$ 1 bilhão. Esse valor está sendo realocado na melhoria da saúde para a população.

“Hoje, estamos habilitando esses serviços graças as economias feitas com esta gestão. A otimização dos gastos e da informatização do sistema para sabermos onde a verba está sendo investida. Assim, estamos aumentando o acesso aos serviços de saúde e diminuindo os gargalos assistenciais que ainda existem”, ressaltou Rogério Abdalla.

Marconi Perillo acentuou que a ajuda do MS é muito bem-vinda e contempla uma das prioridades do governo estadual, que é dar atenção especial à saúde, à vida da população. Leonardo Vilela enfatizou que os recursos a serem recebidos por cada uma das unidades reforçará a assistência na média e alta complexidade, complementando todo o trabalho desenvolvido pela SES-GO.

REDE DE URGÊNCIA E EMERGÊNCIA – As Unidades de Pronto Atendimento – UPA 24 horas são estruturas de complexidade intermediária entre as Unidades Básicas de Saúde e as portas de urgência hospitalares, onde em conjunto com estas compõe uma rede organizada de Atenção às Urgências.

Hoje a atenção primária é constituída pelas unidades básicas de saúde e Equipes de Saúde da Família, enquanto o nível intermediário de atenção fica a encargo do SAMU 192 (Serviço de Atendimento Móvel as Urgência), das Unidades de Pronto Atendimento (UPA 24H), e o atendimento de média e alta complexidade é feito nos hospitais.

ATENDIMENTO EM REDE – A Rede de Atenção às Urgências e Emergências visa articular e integrar todos os equipamentos de saúde para ampliar e qualificar o acesso humanizado e integral aos usuários em situação de urgência/emergência nos serviços de saúde de forma ágil e oportuna.

Com as Centrais de Regulação do SAMU 192, o Ministério da Saúde trabalha na organização da estrutura disponível. O objetivo é diminuir as filas nos prontos-socorros dos hospitais, evitando que casos que possam ser resolvidos nas UPAS, ou unidades básicas de saúde, sejam encaminhados para as unidades hospitalares.

CRER – O Centro de Reabilitação e Readaptação Dr. Henrique Santillo (CRER) completou 14 anos, no dia 25 de setembro. Reconhecido como CER IV (Centro Especializado em Reabilitação) pelo Ministério da Saúde, o CRER é habilitado a atuar na reabilitação das quatro modalidades de deficiência: física, auditiva, visual e intelectual. O CRER nestes quase 14 anos já realizou mais de 12 milhões de procedimentos.

Em 2014, o Hospital recebeu o certificado de Acreditação Plena – Nível 2 concedido pela Organização Nacional de Acreditação (ONA). Para essa conquista, o CRER, implantou os padrões de qualidade em atendimentos exigidos pela ONA.

Governo na palma da mão

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