Ministro do “Criança Feliz” vem conhecer o Conecta SUS
O ministro do Desenvolvimento Social e Agrário, Osmar Terra, estará em Goiânia, nessa terça-feira, dia 29 de novembro, para conhecer o Centro de Informações e Decisões Estratégicas em Saúde – Conecta SUS Zilda Arns Neumann, que funciona na sede da Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES-GO) – Rua SC1 n° 299, Parque Santa Cruz, Goiânia (GO). O governador Marconi Perillo e o secretário de Estado da Saúde Leonardo Vilela, além da secretária de Estado da Cidadania Leda Borges, recebem o ministro, às 9h.
Terra vem conhecer o sistema de coleta e processamento de indicadores sobre saúde das gestantes e crianças e o programa de georreferenciamento de imóveis, adotado pela Força-Tarefa Goiás contra o Aedes. O ministro deve se reunir com técnicos da SES, das 9h às 12h.
Primeiro centro de informações e decisões estratégicas em saúde no Brasil, o Conecta SUS trabalha em tempo real com todos os indicadores de saúde importantes no desenvolvimento do ser humano. Osmar Terra, como ocupante do Ministério do Desenvolvimento Social e Agrário, é o ministro responsável pela execução dos programas sociais do governo federal. Entre eles está o “Criança Feliz”, lançado em novembro, com o objetivo de realizar visitas domiciliares de orientação às famílias sobre a melhor forma de acompanhar o crescimento dos filhos.
CONECTA SUS
Inaugurado em dezembro de 2014, o Conecta SUS monitora todas as informações em Saúde do Estado e, com isso, subsidia técnicos na coordenação de atividades, ações e políticas da SES. Estão, entre outras informações, dados sobre pré-natal, parto cesáreo, taxa de mortalidade infantil, boletins epidemiológicos e números da força-tarefa “Goiás contra o Aedes”. Salas de notícias e gerenciamento de crises também integram o espaço.
Em visita ao Conecta SUS, nesse domingo, 27/11, o ministro da Saúde Ricardo Barros afirmou que o Conecta SUS é considerado das experiências “mais exitosas do Brasil”. “Nós temos como prioridade número um do ministério a informação. Para fazermos a gestão, precisamos de informação. Então, vim visitar esta experiência, que é considerada das mais exitosas do Brasil e é onde o Ministério da Saúde quer chegar com um Painel de Controle Nacional”, afirmou.