Governo de Goiás quita contrapartida aos municípios

O Governo de Goiás concluiu, na manhã de hoje, 1°/12, a quitação da contrapartida da Saúde com todos os municípios goianos. Em solenidade realizada no Auditório Mauro Borges, do Palácio Pedro Ludovico Teixeira, o governador Marconi Perillo acentuou que se sente gratificado em cumprir o compromisso de efetuar o repasse necessário ao desenvolvimento das ações de saúde em favor dos cidadãos. Com isto, Goiás mais uma vez se destaca no cenário nacional ao ser o único Estado do País a zerar os débitos na área da Saúde com as prefeituras municipais.

Estiveram presentes ao encontro o vice-governador José Éliton, o secretário de Estado da Saúde, Leonardo Vilela, representantes de entidades, prefeitos municipais e autoridades estaduais.

O secretário Leonardo Vilela disse, em pronunciamento, que a conclusão do repasse da contrapartida aos municípios vai possibilitar às prefeituras a oferta da assistência de forma plena e a realização de procedimentos básicos e imprescindíveis. Além de concluir o pagamento relativo a este ano, o Governo Estadual quitou os débitos relacionados ao ano de 2014.

Só em 2016 foram disponibilizados, aos municípios, R$ 108.822.644,06 milhões relativos à quitação dos meses de fevereiro a novembro. Os municípios também terão acesso a R$ 29.634.301,90 milhões que se referem ao ano de 2013 e 2014.

Leonardo Vilela acentuou, também, que o direcionamento e a priorização desta verba à SES-GO sintetiza a sensibilidade do governador Marconi Perillo em proporcionar condições para o atendimento qualificado a um grande contingente de pessoas.

Na ocasião, o governador Marconi Perillo anunciou que o superintendente-executivo da SES-GO, o médico Halim Antonio Girade, foi convidado para ser o secretário nacional do Programa Criança Feliz, lançado em novembro deste ano, pelo Ministério do Desenvolvimento Social e Agrário.

O convite a Halim Girade foi feito na segunda-feira, 28.11, pelo ministro do Desenvolvimento Social e Agrário, Osmar Terra, durante visita ao Centro de Informações e Decisões Estratégicas em Saúde (Conecta SUS), Zilda Arns Neumann.

Profissional de carreira na SES-GO, o superintendente-executivo destacou-se por idealizar e coordenar a estruturação do Conecta SUS, um dos mais importantes centros de informações estratégicas fundamentais para o monitoramento das ações de saúde no Estado.

Girade também planejou e esteve à frente da execução da força-tarefa Goiás contra o Aedes, que impactou na diminuição de 90% do índice de infestação do mosquito Aedes aegypti em Goiás.

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo