CRER é o 1º hospital público do Centro-Oeste a receber a Acreditação Nível 3 da ONA
A certificação é a mais alta concedida pela Organização Nacional de Acreditação
O Centro de Reabilitação e Readaptação Dr. Henrique Santillo (CRER) realiza solenidade no dia 05 de dezembro (segunda-feira) para receber o certificado de Acreditação com Excelência – Nível 3, concedido pela Organização Nacional de Acreditação (ONA). A entrega será feita pelo Instituto Qualisa de Gestão (IQG), instituição acreditadora credenciada. O evento será às 15h, no auditório Mauro Borges do Palácio Pedro Ludovico Teixeira, com a presença do governador Marconi Perillo , da presidente da Organização das Voluntárias de Goiás (OVG) Valéria Perillo e do secretário de Estado da Saúde Leonardo Vilela.
Com esta certificação, o CRER passa de acreditado pleno (Nível 2 da ONA) e se torna o primeiro hospital de Goiás acreditado com Excelência. A ONA é uma entidade não governamental, sem fins lucrativos, que certifica a qualidade do serviço de saúde no Brasil, com foco na segurança do paciente. Essa entidade tem por objetivo promover um processo constante de avaliação e aprimoramento nos serviços de saúde, tendo como foco a melhoria da qualidade da assistência no País.
“Após 14 anos o Crer já é uma referência nacional em reabilitação. Nossos pacientes são atendidos em Goiás mesmo, com toda qualidade e tecnologia de ponta em próteses”, diz o governador Marconi Perillo. No mês de outubro, o CRER recebeu a visita dos avaliadores do Instituto Qualisa de Gestão – IQG e da ONA para fins de recertificação da acreditação plena e upgrade para o nível 03 – acreditado com excelência. As equipes avaliaram os processos do CRER, analisaram o envolvimento da Instituição com foco na segurança para os pacientes e profissionais, qualidade na assistência, melhoria contínua, cultura organizacional, dentre outros aspectos e concluíram pela Acreditação com Excelência.
” O incentivo à obter a acreditação por um organismo externo, foi uma decisão acertada do governo estadual por meio da Secretaria de Estado da Saúde; isso gerou um ambiente de saudável competição entre nossos hospitais, com o único objetivo de beneficiar o paciente”, explica Leonardo Vilela. Para a conquista desta acreditação, o CRER, monitorou a eficácia e integração dos serviços, a partir do mapeamento dos processos das áreas assistenciais e afins. Levantou-se os perigos e riscos destes processos, que geraram indicadores para o cumprimento de metas, bem como, demonstraram uma política de melhoria contínua, e consequente maturidade institucional.
Dentre as várias linhas de cuidados existentes na reabilitação das pessoas com deficiência física, auditiva, visual e intelectual, cenário em que o CRER é reconhecido como Centro Especializado em Reabilitação nível 4 pelo Ministério da Saúde (CER IV), definiu-se a importância em prover a busca da excelência à pessoa com lesão medular, que representa 30% dos pacientes internados para a reabilitação.
O certificado de Acreditado com Excelência é válido por três anos, e reflete a política de trabalho implantada nos 14 anos de existência do Hospital, que confirma o compromisso dispensado à assistência com qualidade, melhoria contínua e maturidade nos processos.
O CRER
O Centro de Reabilitação e Readaptação Dr. Henrique Santillo (CRER) é um moderno complexo hospitalar que oferece atendimento especializado em reabilitação às pessoas com deficiência física, auditiva, visual e intelectual, exclusivamente pelo Sistema Único de Saúde – SUS.
O hospital é gerido pela Associação Goiana de Integralização e Reabilitação (AGIR), personalidade jurídica de direito privado, com fins não econômicos, qualificada como Organização Social pelo decreto estadual nº 5591/02, e reconhecida como entidade de utilidade pública e de interesse social por força do artigo 13 da Lei Estadual 15.503/05, certificada como Entidade Beneficente de Assistência Social pelo Ministério da Saúde.
Com 136 leitos de internação, 20 leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI), 8 salas cirúrgicas, 7 ginásios de terapias, centro de diagnóstico, oficina ortopédica, dentre outros espaços. Ao longo dos anos de funcionamento, o hospital ampliou exponencialmente sua área física construindo novos espaços e aumentando o volume de produção. Iniciando suas atividades com 8.823 metros quadrados, o hospital conta atualmente com 33.275,56 metros quadrados de área construída.
Além de crescer em estrutura física, o CRER também cresce no atendimento à sociedade. Desde o início das atividades, em 2002, o Hospital apresenta uma dinâmica surpreendente de crescimento. Diariamente, em média, 1,8 milpacientes são atendidos e cerca de 4,9 mil procedimentos são realizados/dia.
CRER em números (14 anos)
· 12,6 milhões de procedimentos realizados;
· 43.470 procedimentos cirúrgicos;
· 377.300 pessoas atendidas;
· 32.735 aparelhos de ampliação sonora (aparelhos auditivos) dispensados;
· 77.165 próteses e órteses confeccionadas pela Oficina Ortopédica;
· 96 cirurgias de implante coclear (2012 a 2016);
· 74.353 atendimentos/ procedimentos no Serviço de Odontologia (2013 a 2016);
· 1.264 atendimentos do Serviço de Atenção Domiciliar (2014 a 2016).