Grupo de Enfrentamento às Drogas (Geed) passa a ser ligado a Secretaria de Saúde

Dirigentes e Técnicos do Grupo Executivo de Enfrentamento às Drogas (Geed) realizam, amanhã, (6.12), no Conecta SUS, encontro de apresentação na Secretaria de Estado da Saúde. O grupo, criado pelo governo de Goiás, tem por objetivo a coordenação operacional das políticas públicas sobre drogas no Estado nos eixos de prevenção, tratamento, serviço social e repressão. E a partir do decreto 19.465 de outubro deste ano, passou a ser jurisdicionado à SES-GO.

O Geed é formado pela junção de sete órgãos do governo. São eles: Secretaria de Segurança Pública de Goiás, Secretaria de Educação, Secretaria de Saúde, Segplan, Secretaria Cidadã, Casa Civil e Fundação de Amparo à Pesquisa (Fapeg).

A unidade fará parte da SES pela fato de que a temática “drogas” estar intimamente ligada à Saúde Pública. Dentre os projetos de maior destaque do Geed são a criação do Centro Estadual de Avaliação Terapêutica álcool e outras drogas, que é um local para acolhimento, avaliação e abrigo para encaminhamento de pessoas usuárias de substâncias psicoativas.

Nesse local, que fica na Rua 94, nº 188, Setor Sul, o público que chega para encaminhamento é atendido por uma equipe multidisciplinar formado por médicos e enfermeiros. Outro destaque do Geed é o Projeto VemSer. Por ele, alunos de escolas estaduais localizadas em bairros com maior índice de violência e vulnerabilidade, recebem oficinas de dança, teatro e música sobre o tema das drogas, transmitindo uma mensagem de prevenção tanto para crianças como para jovens, com linguagem adequada para a idade.

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo