Embaixadora da Dinamarca conhece estrutura e funcionamento do Hecad

Eva Bisgaard Pedersen propõe cooperação técnica na área da saúde entre seu país e o Governo Federal, ao visitar a unidade estadual inaugurada em fevereiro de 2022, referência em média e alta complexidade no Centro-Oeste

Deputado Zacharias Calil, embaixadora Eva Pedersen e secretário Sérgio Vencio, no Hecad

A embaixadora da Dinamarca no Brasil, Eva Bisgaard Pedersen, conheceu, na manhã desta quinta-feira (09/11), as instalações e o funcionamento do Hospital Estadual da Criança e do Adolescente (Hecad). Ela foi recepcionada pelo secretário estadual da Saúde, Sérgio Vencio, por diretores da unidade do Governo de Goiás e uma comissão de deputados federais, composta pelos parlamentares goianos Zacharias Calil e Flávia Morais, e por Geraldo Resende, deputado federal por Mato Grosso do Sul. Na oportunidade, a embaixadora lembrou a existência de parceria técnica na área da saúde entre os governos do Brasil e da Dinamarca. 

O Hecad foi inaudurado em fevereiro do ano passado e começou a funcionar dotado de equipamentos de ponta. Nesse período, a unidade se firmou como referência em pediatria e assistência ao adolescente na Região Centro-Oeste.

A diretora-geral da unidade, Mônica Ribeiro Costa, apresentou aos participantes a estrutura e os serviços realizados pelo hospital. Além das consultas e cirurgias de várias especialidades médicas, o Hecad realiza procedimentos especializados de alta complexidade, como a separação de gêmeos siameses, o tratamento de hemangiomas, reconstrução de fissuras labiopalatinas e atendimento às crianças vítimas de violência sexual. 

O secretário Sérgio Vencio destacou que o pleno funcionamento do Hecad exige investimentos da ordem de R$ 150 milhões ao ano. A maior parte desse montante (88%), é proveniente de recursos do Tesouro Estadual e de emendas parlamentares. A contrapartida do Ministério da Saúde é de aproximadamente 12%.

'Orgulho de ser referência'
“O Governo Estadual lutou para estruturar o Hecad. Hoje temos o orgulho de ser referência na região Centro-Oeste”, pontuou. Sérgio Vencio também assinalou que o Estado está concentrando forças para que o Hecad atenda, principalmente, os casos mais complexos, mais graves, que exigem atuação de equipes altamente especializadas. 

O deputado Geraldo Resende, que integrou a comitiva de parlamentares, disse que ficou impressionado com a estrutura do Hecad e que pretende propor ao governo do Mato Grosso do Sul a construção de um hospital nos mesmos moldes da unidade.

O deputado federal Zacharias Calil, que intermediou a visita da embaixadora, informou, em seu pronunciamento, que a estruturação e o funcionamento do Hecad revolucionaram a pediatria em Goiás. Ele destacou que a definição de uma parceria entre Goiás e a Dinamarca seria interessante para o Estado. O parlamentar acentuou, ainda, que o Governo de Goiás pretende implementar no Hecad a realização de cirurgias cardíacas e neurológicas para crianças e adolescentes. 

Maria José Silva (texto) e Iron Braz (fotos)

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo