Encontro de populações específicas reúne profissionais da saúde e estudantes em Itumbiara

Terceira Jornada de Promoção da Equidade em Saúde e Atenção às Populações Específicas discute promoção da equidade em saúde e garantia de acesso aos serviços de saúde para todas as pessoas

Superintendente da SES, Paula dos Santos Pereira fala durante a jornada em Itumbiara

Profissionais da gestão e assistência em saúde, estudantes de todas as áreas de formação, assistência social, educação e a comunidade em geral estão reunidos, de quarta a sexta-feira (25 a 27 de outubro), na Terceira Jornada de Promoção da Equidade em Saúde e Atenção às Populações Específicas de Itumbiara. 

O encontro é promovido pela Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES-GO), por meio da Gerência de Atenção às Populações Específicas (Geape), em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde de Itumbiara e a Faculdade de Medicina Zarns.

Com uma programação diversificada, que inclui palestras, mesas-redondas e atividades práticas, a jornada visa criar um ambiente propício para o fortalecimento das políticas de saúde voltadas para grupos em situação de vulnerabilidade, contribuindo para um sistema de saúde mais inclusivo e justo.

Nos três dias, os partcipantes debatem estratégias para a promoção da equidade em saúde na Macrorregião Centro Sudeste de Goiás, com foco nas políticas nacionais de saúde integral das populações em situação de rua, populações privadas de liberdade, adolescentes e jovens no sistema socioeducativo, populações migrantes, refugiadas, apátridas e retornadas ao Brasil, populações negras e LGBTQIA+.

“A SES está acompanhando este evento desde o começo junto ao município de Itumbiara, inclusive para ações posteriores aos profissionais de saúde, gestores dessa região e também com alunos da faculdade de medicina para implementação de políticas e ações voltadas para populações específicas no território. O encontro ainda poderá servir de modelo para outros municípios executarem em suas regiões”, ressalta a superintendente de Políticas e Atenção Integral à Saúde da SES-GO, Paula dos Santos Pereira.

Um dos focos do evento é a discussão para propor estratégias que visem à garantia do direito à saúde e à promoção da equidade para essas populações, como explica a gerente de Populações Específicas da SES-GO, Ana Maria Passos. “Esse encontro proporciona um espaço de diálogo e reflexão sobre as políticas de saúde voltadas para esses grupos e recortes populacionais, bem como os desafios enfrentados na implementação dessas políticas”, pontua.

Yara Galvão (Texto/Fotos) / Comunicação Setorial
 

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo