Hemu promove evento de conscientização e prevenção ao câncer de mama

Atividades que estão movimentando a unidade do Governo de Goiás são exemplos do comprometimento com a saúde dos colaboradores, que se reflete no atendimento de qualidade

Na enfermaria, Renata Leles destaca importância da amamentação contra câncer de mama

O câncer de mama é o tipo que mais acomete mulheres em todo o mundo. No Brasil, ocupa a primeira posição em mortalidade por câncer entre as mulheres. Segundo o Instituto Nacional do Câncer (Inca), estima-se que, em 2023, vão ocorrer 73.610 novos casos de câncer no Brasil, com destaque para as regiões sul e sudeste, que concentram cerca de 70% da incidência.

Para alertar os colaboradores, pacientes e acompanhantes sobre o autocuidado e prevenção da doença, o Hospital Estadual da Mulher Dr. Jurandir do Nascimento (Hemu) promoveu várias ações em prol da campanha Outubro Rosa na unidade. O hospital inteiro recebeu decoração especial na cor rosa – símbolo da campanha, espaço instagramável, que ficará durante todo o mês para quem quiser tirar foto.

Na quarta-feira (18/10), no auditório do hospital, foi realizada uma palestra com a psicóloga Yeda Peixoto, pela Associação de Portadores de Câncer de Mama (Apcam) – entidade filantrópica que presta assistência aos pacientes em tratamento de câncer de mama e seus familiares. Yeda fez uma panorâmica sobre a doença, os sinais de alerta, passou informações de prevenção e diagnóstico precoce. “A mulher tem que exercer o direito de se cuidar”, disse a psicóloga.

Na ocasião, duas pacientes da Apcam –  Sueli da Silva, de 52 anos, e Claudinéia de Oliveira, de 45, compartilharam suas histórias de como enfrentaram a doença, os medos, a baixa autoestima, os desafios do tratamento e conseguiram vencer o câncer. Para não fugir da temática do dia, além da decoração, o “rosa” esteve presente nas vestes de alguns colaboradores  e até nos alimentos. A nutrição fez questão de oferecer um sanduíche com pão de beterraba e iogurte  de morango no lanche da tarde.

Blitz educativa
Na segunda-feira (16/10), a coordenadora do Banco de Leite Humano (BLH) do Hemu, Renata Leles, realizou uma blitz educativa nas enfermarias, orientando sobre a importância da amamentação e como amamentar ajuda a diminuir os riscos de desenvolver o câncer de mama. “Além de proteger o bebê, amamentar traz  vários benefícios para a saúde da mulher. "Segundo a Sociedade Brasileira de Pediatria, o risco de surgir um câncer de mama é 22% menor, se comparado às mulheres que nunca amamentaram”, pontuou.

As ações agradaram a todos. "Ótimas informações. Vou unir o útil ao agradável, pois, com a amamentação, além de contribuir com o bom desenvolvimento do meu filho, estarei diminuindo o risco de ter um câncer de mama", avaliou a puérpera Maria Helena de Souza, mãe do Fabrício. "Achei muito importante saber dos benefícios da amamentação para mãe e bebê. Dá até vontade de amamentar ainda mais", disse a puérpera Rayane de Moraes, que veio de Itapirapuã para fazer o parto da Antonella no Hemu.

"Os eventos foram bastante informativos. Todas essas ações mostram o cuidado que a unidade tem em promover a saúde e o bem-estar de seus colaboradores", pontuou a assistente administrativa Manuele de Sousa.  "Foi ótimo. É extremamente necessário estar bem informada sobre a prevenção e disseminar esse conhecimento para outras pessoas", afirmou a colaboradora Naiely Rodrigues. 

Marilane Correntino (texto e foto)/IGH

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo