Hugol alerta sobre importância oferecer cuidados paliativos não apenas na fase terminal

Simpósio sobre o tema é realizado nesta sexta-feira, na unidade do Governo de Goiás, para orientar profissionais da equipe médica e multidisciplinar sobre os desafios dessa prática

Profissionais de saúde levam cuidados paliativos a paciente na unidade do Governo de Goiás

O Hospital Estadual de Urgências Governador Otávio Lage de Siqueira (Hugol) alerta sobre a importância de oferecer cuidados paliativos de forma associada aos demais tratamentos indicados ao paciente. A Comissão de Cuidados Paliativos realiza um simpósio sobre o assunto, nesta sexta-feira (20), no auditório do hospital. A ideia é quebrar o tabu de que os cuidados paliativos só são aplicados na fase terminal da doença.
 
De acordo com o médico intensivista Gustavo Prudente, toda pessoa que tem uma doença ameaçadora à vida merece cuidados paliativos. A diferença está no nível desse cuidado. “Se um paciente está na UTI, provavelmente ele teve uma doença ameaçadora à vida, então esse paciente merece cuidados paliativos. Mesmo quando o paciente está longe do fim da vida, os profissionais podem oferecer os cuidados paliativos, oferecer conforto ao paciente para minimizar o sofrimento”, explicou.
 
De acordo com a médica geriátrica Uliana Medeiros, presidente da Comissão de Cuidados Paliativos do Hugol, é necessário desmistificar os cuidados paliativos para que os pacientes e familiares não achem que o cuidado paliativo só é indicado em casos de fim de vida. “Precisamos desconstruir a ideia de que cuidado paliativo é um cuidado que veio para tratamento limitado. O cuidado paliativo vem como uma abordagem para doenças que são ameaçadoras à vida, independente da fase em que o paciente se encontra”, contou.
 
Treinamento e debate
O simpósio tem como objetivo colocar em evidência o tema, tratado muitas vezes como tabu pelos usuários do sistema de saúde e, às vezes, até pelos próprios profissionais. Além disso, a gestão do Hugol se preocupa com a formação da equipe médica e multidisciplinar. Por isso, incentiva o treinamento e debate de temas tão relevantes para melhorar ainda mais a experiência do paciente que chega na unidade.

A programação do evento conta com a palestra Os Desafios da Prática dos Cuidados Paliativos no Contexto Hospitalar, com médica Marina Moreira Lopes, da clínica médica e geriátrica. Após a palestra, o evento conta ainda com uma mesa-redonda com representantes de cada área hospitalar, para debate de casos clínicos e troca de experiências.
 
SERVIÇO:
Simpósio sobre Cuidados Paliativos
Data: 20 de outubro de 2023
Horário: 8h
Local: Auditório do Hugol (Av. Anhanguera, 14.527 – Setor Santos Dumont, Goiânia – GO)
 
Juliana França (texto e foto)/Agir

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo