Outubro Rosa: Governo de Goiás envolve todas as unidades contra câncer de mama

Goiás Todo Rosa define o dia 18 de outubro para destacar a importância da prevenção e incentivo à realização de exames de mamografia, em ‘lives’ com especialistas na área

Unidades do Governo de Goiás dispõem de mamógrafos, aparelhos fundamentais para a detecção precoce de câncer de mama

O Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES-GO), reúne todas as unidades de saúde em torno do dia R – 18 de outubro – do Goiás Todo Rosa para a realização de atividades alusivas à campanha de prevenção ao câncer de mama e ao incentivo à busca por exames de mulheres de 50 a 69 anos, idade recomendada pelo Ministério da Saúde. Nessa data, os servidores vão se vestir na cor rosa nos hospitais da rede estadual, que vão seguir programação diversificada, a critério de cada direção. 

Dentro da programação do Outubro Rosa, vai ser lançado nesta quarta-feira (18/10), o Projeto Digital Onco Teleinterconsulta, da Associação Brasileira de Linfoma e Leucemia (Abrale). A ação é voltada para especialistas em oncologia, formando uma rede de colaboração entre médicos para propiciar o melhor resultado ao paciente, sobretudo em casos de câncer raro, de alto risco, bem como o de difícil manejo clínico. Por meio do projeto, um profissional pode obter apoio de outro colega para tomar a melhor decisão no cuidado ao paciente.
 
A qualificação vai ocorrer a partir das 14 horas, ministrada em formato online pelo coordenador do Projeto Onco Teleinterconsultoria, João Victor Damasceno Mourão e Carlos Alberto Ruiz, da Sociedade Brasileira de Mastologia. Todas as equipes das policlínicas e hospitais estaduais com serviço de oncologia, incluindo as Gerências de Atenção Especializada, estão convidados a participarem, pelo endereço: https://us06web.zoom.us/j/85287962948. 

Parceiros da SES-GO na Campanha Goiás Todo Rosa também realizam programação especial no dia 18 de outubro. A partir das 13 horas, o shopping Mega Moda Park, na região da Rua 44, em Goiânia, realiza uma ‘live’ com a mastologista e ginecologista Erika Pereira de Sousa e Silva, supervisora do Programa de Residência Médica em Mastologia do Hospital Estadual Alberto Rassi (HGG). Ela vai falar sobre os cuidados com o corpo e a saúde em geral para mulheres. O acesso à apresentação vai estar disponível por meio do Instagram.
 
Ainda como parte das ações pelo Outubro Rosa, o Governo de Goiás vem realizando mutirões de exames e cirurgias eletivas. Nas seis policlínicas estaduais, a previsão é de zerar filas de exames de mamografias – 197 já foram realizados nos dez primeiros dias da campanha. A previsão é de que sejam feitas 108 cirurgias ginecológicos, de mamoplastia e plásticas não estéticas em mulheres até o fim do mês.
 
Texto: Yara Galvão / Comunicação Setorial
Foto: Iron Braz

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo