LACEN apresenta balanço para 2016 e perspectivas para 2017

A diretora do laboratório, Dra. Maria Bárbara Helou, explica que foram destaque, desse ano, as melhorias provenientes das reformas e ampliações da estrutura física do Lacen, os investimentos financeiros em insumos e equipamentos, os investimentos realizados na capacitação e no desenvolvimento dos colaboradores.

“Também tivemos muito êxito nos programas da área de biologia médica, em parceria com o Ministério da Saúde, e no desenvolvimento dos programas da área de produtos e ambiente, incluindo a análise de alimentos, medicamentos e água para o consumo humano”, acrescenta.

A diretora acredita que 2017 será um ano de muito trabalho e continuidade, com o aperfeiçoamento e ampliação dos programas já existentes. A confraternização também terá momentos de reflexão e fé, com a realização de cultos ecumênicos com as presenças de representantes das três principais religiões cristãs (católica, espírita e evangélica).

Zika

Em dezembro, o Lacen passou a realizar o teste imunoenzemático – MAC ELISA – na fase aguda do zika, quando os sintomas se manifestam de forma incisiva. Com a nova metodologia, o Lacen dobrou a capacidade mensal de realizar exames da doença, passando de 120 para até 240.

A grande importância em se implantar o MAC ELISA é que ele possibilita a testagem, em períodos mais longos. Ele pode ser realizado em amostras coletadas, em até 90 dias, após o início dos sintomas. “Isso amplia a atual faixa de diagnóstico da infecção por zika realizada por testes moleculares, que detectam o vírus apenas nos primeiros dias da doença”, diz a coordenadora da Área de Biologia Médica do Lacen, Carmen Ramos. A nova metodologia beneficia principalmente as pessoas que moram longe da capital.

Nessa quinta-feira, 15 de dezembro, o Laboratório de Saúde Pública Dr. Giovanni Cysneiros (Lacen-GO) realiza confraternização dos servidores e colaboradores, com a apresentação dos resultados de 2016 e as perspectivas para 2017. As apresentações acontecerão em dois horários: às 8h30 e às 14h.

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo