SES debate aplicação da Política de Promoção da Saúde em Goiás

Evento realizado pela Regional de Saúde Central reúne profissionais de 26 municípios, como um dos objetivos incentivar os gestores a elaborarem sua própria política de saúde

Elisângela Rodrigues, da Regional Central, fala durante seminário no auditório do CES-GO

A Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES-GO), por meio da Regional de Saúde Central, promoveu nesta segunda-feira (09.10), o Seminário Regional de Promoção da Saúde, sob o tema Saberes e Práticas para um Mundo Melhor. Realizado no auditório do Conselho Estadual de Saúde (CES-GO), o evento teve como objetivo difundir a Política Nacional de Promoção da Saúde (PNPS) e Política Estadual; apresentar e partilhar resultados das ações de promoção da saúde desenvolvidas nos 26 municípios da Região e incentivar os gestores a elaborarem sua própria política.

Para Elisângela Rodrigues de Miranda, analista técnica de vigilância em saúde da SES-GO, que atua na Coordenação de Promoção da Saúde na Regional de Saúde Central, o seminário tem grande relevância para a disseminação da Política Nacional de Promoção da Saúde, ao representar movimentos essenciais para o fortalecimento da PNPS em Goiás. Com esse foco, foram debatidas questões referentes à implementação dessa política com a perspectiva de favorecer olhares e vozes mais direcionadas às realidades locais.

De acordo com Elisângela, o seminário avaliou a aplicação da Política Nacional de Promoção da Saúde nos municípios. “Esse evento, hoje, fazemos para os funcionários que trabalham na educação e na saúde dos 26 municípios da Regional de Saúde Central para que entendam o que é promoção da saúde para, depois, a gente começar a questionar e trabalhar a questão do entendimento do que é executado nos municípios”, diz.

Para a dentista Nathália Teixeira, da Secretaria Municipal de Saúde de Nerópolis, sua participação visou a troca de experiências na área. “(Vamos) aprender e poder colocar no papel novas estratégias de promover saúde para a nossa população. O evento teve início às 8h30, com apresentação do Coral Regional de Saúde e preleção sobre a Política Nacional de Promoção da Saúde, e seguiu até as 17h. A programação envolveu ainda momentos culturais, relatos de profissionais sobre temas relacionados ao evento, espaço para reflexão e discussão e apresentação das experiências exitosas. 

José Carlos Araújo (texto) e Iron Braz (foto)/Comunicação Setorial

 

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo