Banco de Sangue do Hugol tem Árvore de Natal Solidária

A ação idealizada pela equipe Multiprofissional tem o intuito de incentivar a doação voluntária de sangue, ao criar uma corrente solidária, e valorizar os doadores, ao colocar seus nomes em destaque nos enfeites da árvore: estrela para quem doa plaquetas e gota vermelha para quem doa sangue.

O principal doador de plaquetas no Banco de Sangue, homenageado em novembro, Rui Ferreira da Silva Júnior, ao colocar sua estrela na árvore devido a mais uma doação neste ano, conta que o que lhe motiva a doar com frequência é “ajudar as pessoas e saber que posso contribuir mesmo não sabendo com quem”. O doador fidelizado faz um apelo aos que ainda não praticam esse ato de solidariedade: “o mais importante é procurar informações, tirar suas dúvidas e doar”, explica.

Doação de plaquetas

“Em uma doação de sangue me disseram que a minha contagem era boa, que eu tinha condições, e como é difícil achar alguém para doar plaquetas, pensei: por que não?! Aí passei a focar na doação de plaquetas”, relata o doador assíduo.

De acordo com Dr. Adriano Arantes, supervisor médico do Banco de Sangue, “as plaquetas ou trombócitos são fragmentos citoplasmáticos anucleados, tendo sua origem na medula óssea. A principal função da plaqueta é manter a integridade vascular, prevenir e agir no processo das hemorragias”.

Sobre quem pode doar plaquetas, o médico explica que “os mesmos requisitos exigidos para a doação de sangue também são aplicados para a doação de plaquetas por aférese. Entretanto, é necessário que o doador seja avaliado previamente quanto às condições de acesso venoso necessárias para a realização do procedimento. A correlação peso e altura do doador também deve ser avaliada. Além disso, o doador não deve ter feito uso de aspirina, AAS ou anti-inflamatórios não hormonais nos três dias que precedem a doação”.

A UCT do Hugol recebe uma média de oito doações de plaquetas por mês, mas o ideal seriam pelo menos 12 doações/mês. Em relação ao tempo entre doações, “o intervalo mínimo para uma nova doação de plaquetas é de 48 horas, podendo um mesmo doador realizar no máximo 4 doações por mês e 24 doações por ano. Se for após a doação de sangue, deve-se aguardar um período de pelo menos 4 semanas. E diferente do sangue, as plaquetas doadas têm validade de apenas 5 dias”, relata o hematologista.

Estatísticas

A Unidade de Coleta e Transfusão do Hugol já recebeu, nos primeiros 16 meses de funcionamento, de julho de 2015 a outubro de 2016, 8.571 doações de sangue, um número razoável para uma unidade de coleta tão recente, mas que precisa ser ampliado para garantir que, em possíveis contingências, seja possível atender a todas as necessidades transfusionais dos pacientes admitidos. A unidade realizou 14.650 transfusões, com uma média de 916 transfusões/mês.

Em dezembro, a cada doador de sangue e plaquetas, a Árvore de Natal Solidária do Banco de Sangue do Hospital de Urgências Governador Otávio Lage de Siqueira – Hugol receberá um novo enfeite.

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo