HEMNSL empossa novos membros da Cipa

A Comissão Interna de Prevenção de Acidentes atua também em ações corretivas relacionadas a acidentes e doenças no trabalho, propiciando a saúde e o bem-estar do trabalhador

Integrantes da Cipa gestão 2023-2024 empossados no auditório da maternidade

O Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho (Sesmt) do Hospital Estadual e Maternidade Nossa Senhora de Lourdes (HEMNSL) empossou, na quinta-feira (05/10), os membros da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (Cipa) da unidade do Governo de Goiás para a gestão 2023/2024.
 
Ao todo, 18 novos integrantes – 9 decididos por meio de votação e 9 indicados pela diretoria – receberam o certificado de posse e passam a compor a Cipa, que tem como objetivo a prevenção de acidentes e doenças decorrentes do trabalho, de modo a tornar compatível o trabalho com a preservação da vida e a promoção da saúde do trabalhador.
 
No cargo de presidente da comissão, a indicada foi a coordenadora administrativa, Katsuya Fujioka. “Quero poder fazer a diferença e desempenhar bem esta missão, com o apoio, trabalho e dedicação de toda a equipe da Comissão”, ressaltou a presidente da Cipa.

A vice-presidência ficou com a enfermeira Alessandra Albuquerque, eleita com maior número de votos. “Recebi com muita emoção esse resultado maravilhoso. Com a mente focada em melhorias para nossa unidade e colaboradores, estarei empenhada em minhas atribuições”, destacou Alessandra.
 
Treinamento 
Antes de serem empossados, os membros da comissão passaram por um treinamento, conforme exigido pela  Norma Regulamentadora (NR5). Nos dias 4 e 5 de outubro, os novos cipeiros participaram de capacitações, com uma carga horária total de 20 horas, para uma formação adequada.
 
Os técnicos de segurança do trabalho Sônia Lima Teixeira e Cleudesio Mamedio promoveram treinamentos, com a participação de outros profissionais da unidade. O objetivo foi orientar os novos cipeiros sobre os possíveis riscos para a saúde do colaborador e sobre a segurança dos frequentadores do hospital.
 
“Na capacitação, os cipeiros receberam explicações sobre as suas atribuições. Foram tratados assuntos como legislação previdenciária, NR32 (que regula os serviços de saúde), doenças ocupacionais, equipamentos de proteção individual, infecções sexualmente transmissíveis, inspeção de ambiente de trabalho, NR5, entre outros”, afirmou Sônia .

Marilane Correntino (texto e fotos)/IGH

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo