Goiás Todo Rosa terá foco na prevenção ao câncer de mama e serviços gratuitos à população

Ações da campanha "Goiás Todo Rosa" tiveram início com os serviços do projeto Saúde na Praça, do Hospital Estadual Alberto Rassi (HGG)

Secretária adjunta de saúde, Anamaria de Sousa Arruda, na abertura  da Campanha "Goiás Todo Rosa", no HGG

O Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES-GO), iniciou, nesta quarta-feira (04/10), as ações do movimento Outubro Rosa, que este ano traz o projeto "Goiás Todo Rosa" como novidade. Estão programadas atividades para todo o mês, dedicado à conscientização da prevenção do câncer de mama e incentivo ao diagnóstico precoce, ampliação de mamografias, mutirão de cirurgias eletivas em mastologia e plástica reparadora. 

Em celebração ao Outubro Rosa, o Saúde na Praça trouxe vários serviços com equipes multidisciplinares compostas por nutricionistas, fisioterapeutas, fonoaudiólogos, psicólogos, enfermeiros, além de orientações médicas com residentes da equipe de mastologia. A iniciativa teve como objetivo alertar a população sobre a importância da saúde preventiva. Os visitantes puderam ainda realizar testes de aferição de glicemia e pressão, com todos os atendimentos gratuitos.

Entre as ações do "Goiás Todo Rosa", estão mutirões para aumentar o acesso às mamografias, cirurgias nas áreas de mastologia e cirurgias plásticas não estéticas da mastologia. O intuito é zerar as filas de demandas na área. “Goiás abraça mais uma vez o Outubro Rosa, mês em que alertamos à população, profissionais de saúde e, principalmente, mulheres, a buscar a prevenção principalmente em relação ao câncer de mama, que é a segunda causa de câncer na população feminina e a primeira em mortes”, afirmou Anamaria Arruda, secretária Adjunta de Saúde que representou o secretário Sérgio Vencio, na abertura oficial.

Goiás Todo Rosa
“A campanha é uma conscientização em que reforçamos a orientação às mulheres que precisam, não só no mês de outubro, mas durante todo ano, buscar o posto de saúde mais próximo para realizar o exame de mamografia. O foco principal, conforme recomendação do Ministério da Saúde, são as mulheres na faixa etária de 50 a 69 anos de idade”, destacou a superintendente de Políticas e Atenção Integral à Saúde da SES.  

Segundo a médica Erika Silva, mastologista do HGG, a cobertura para exames de mamografia no Brasil hoje entre as mulheres elegíveis é de apenas 24%, sendo que o ideal seria 70%. A profissional lembrou ainda que, nos meses de outubro, novembro e dezembro do ano passado, a procura pelos exames de mamografia mais que dobrou, o que comprova a eficiência da campanha. “O Outubro Rosa é efetivo pra chamar a atenção de todos para o diagnóstico precoce e tratamento, consequentemente, salvando vidas”, concluiu. 

A abertura da campanha, foi realizada no auditório Alberto Rassi, com as presenças da Secretária Adjunta de Saúde, Anamaria Arruda; do subsecretário de Vigilância e Atenção Integral à Saúde, Luciano de Moura Carvalho; da superintendente de Políticas e Atenção Integral à Saúde, Paula dos Santos Pereira e a superintendente de Regulação, Amanda Melo e Santos Limongi.

Fotos: Iron Braz
Secretaria de Estado da Saúde de Goiás

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo