Credeq celebra Natal com pacientes e colaboradores

Papai Noel visita a unidade em um patinete, provocando agitação entre os participantes

Durante quatro horas, pacientes, colaboradores e diretoria do Centro de Referência e Excelência em Dependência Química, em Aparecida de Goiânia (Credeq – Prof. Jamil Issy), estiveram reunidos para celebrarem, antecipadamente, o Natal 2016 da instituição, administrada pela OS Comunidade Luz da Vida.

O evento aconteceu nesta segunda-feira (19), no pátio infanto-juvenil da unidade de saúde, reunindo cerca de 120 pessoas. Ao lado da irmã Raquel Ferreira Lemes, coordenadora do projeto Casa da Missão, o padre Paulo Roberto Barbosa, responsável pela Pastoral da Sobriedade em Aparecida de Goiânia, abençoou o início das celebrações natalinas no Credeq– Prof. Jamil Issy, com leitura do evangelista Mateus.

Para manifestar gratidão e desejar boas festas, o diretor geral da instituição de saúde, Cleison Rodrigues, reconheceu o empenho dos colaboradores, tanto administrativo, quanto clínico, na implementação e desenvolvimento qualitativo do protocolo terapêutico. Sendo complementado pelo representante da OS Comunidade Luz da Vida, Gilmar Bessa, que ressaltou a importância do Credeq no auxílio à cura da dependência química, à luz da gratuidade e da excelência.

Em seguida aconteceu a apresentação do show do Coral Voz Solidária da Organização das Voluntárias de Goiás (OVG), regido por Vasti Silva. Criado há nove anos, o coral é formado, atualmente, por 11 colaboradoras da OVG. Durante quase 20 minutos, o coral interpretou quatro canções – Natal Branco, O 1º Natal, Glória e Feliz Natal, sendo aplaudido de pé.

A regente Vasti se disse surpresa com as dimensões arquitetônicas da unidade. “Sabia da existência da instituição. Cheguei a acompanhar pela imprensa o processo de inauguração. Desconhecia, contudo, a magnitude humanista do tratamento. Estou sensibilizada”, declarou Vasti Silva.

Com o propósito de esboçar uma retrospectiva, exibiu-se um vídeo com ações desenvolvidas pela unidade de saúde desde a sua inauguração em 23 de junho deste ano. De lá para cá, vários eventos foram promovidos, sempre com o foco nos pacientes e seus familiares. “Existem inúmeras ferramentas para liquidar a família, mas escassas para reconstruí-las”, argumentou Gilmar Bessa, explicando que toda a experiência da Luz da Vida com a dependência química, construída ao longo dos últimos 19 anos, tem sido colocada à disposição do protocolo terapêutico utilizado no Credeq – Prof. Jamil Issy.

E nesse cenário de construção de novos horizontes, um grupo de pacientes, capitaneados pela musicoterapeuta Fabrícia Santos Santana, interpretaram cinco canções – Tente outra vez (Raul Seixas), É preciso saber viver (Titãs), Pais e filhos (Legião Urbana), Pescador de ilusões (Rappa) e A marca da promessa (Ministério Trazendo a Arca). Os pacientes se alternaram entre músicas e leituras de agradecimento ao tratamento recebido.

De acordo com Fabrícia Santana, a inclusão da arte, em especial a música, no protocolo terapêutico tem possibilitado o desenvolvimento da autoconfiança entre os pacientes, assim como o fortalecimento da personalidade e o aprendizado do trabalho com o outro. “A musicoterapia restabelece funções e desenvolve potenciais por meio da música, ajuda no tratamento porque resgata a história do paciente, fortalecendo sua identidade por meio de relações sonoro-musicais e diminuindo sua ansiedade”, explica a Fabrícia Santana.

Encerrando a celebração, o diretor Administrativo e Financeiro do Credeq – Prof. Jamil Issy, Francisco de Assis, agradeceu a presença de todos, adiantando que o fortalecimento nas relações interpessoais entre colaboradores e diretoria será um dos responsáveis pelo aperfeiçoamento do trabalho de acolhimento dos pacientes. “Nosso foco tem que ser sempre o paciente, a sua recuperação e a sua consagração familiar. Do contrário não teremos sucesso”.

Antes que a ceia natalina, preparada pelo setor nutricional do Credeq – Prof. Jamil Issy, fosse servida, o mestre de cerimônia, Cleidson Lima, anunciou a chegada do Papai Noel, que entrou no espaço em um patinete.

Fonte: Credeq

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo