Crer realiza mutirão de exame para prevenção e diagnóstico de perda auditiva

Ação promovida pela unidade do Governo de Goiás beneficia 67 pacientes com perda de audição e também tem como objetivo conscientizar a população sobre a saúde auditiva

Profissional da unidade de saúde do Governo de Goiás avalia paciente durante o mutirão

Em celebração ao Dia Mundial do Surdo, 26 de setembro, o Centro Estadual de Reabilitação e Readaptação Dr. Henrique Santillo (Crer), por meio de sua equipe de atendimento multiprofissional da unidade promoveu, no sábado (30/9), mais um Mutirão da Deficiência Auditiva, com a realização vários tipos de atendimentos relacionados à saúde auditiva, tais como exames de audiometria, impedanciometria e outros.

O mutirão faz parte da campanha de promoção e prevenção a saúde, com o objetivo de realizar o diagnóstico precoce de perda auditiva. Segundo Caroline Rodrigues, supervisora de reabilitação auditiva e intelectual da unidadse do Governo de Goiás, o foco da ação é conscientizar a população sobre a importância do diagnóstico precoce da perda de audição, que pode ser realizado durante a infância, trazendo uma série de benefícios para a criança, impactando diretamente no seu desenvolvimento.

“A equipe Multiprofissional conta com a assistência de médicos Otorrinolaringologia, Técnicos de Enfermagem, Fonoaudiólogos, Assistentes Sociais, Psicólogos e todo aparato profissional do hospital, ao todo, 25 colaboradores durante o mutirão, desde a realização da triagem, exames, avaliação global, confecções de moldes e teste de aparelhos auditivos”.

O mutirão atendeu pacientes encaminhados pela Regulação Estadual e tem o objetivo de dar mais fluidez na fila de espera, em decorrência do aumento dos casos de perda auditiva. Entre os serviços oferecidos, o atendimento contou com exames audiológicos e acompanhamento com especialistas.

A campanha
Idealizada pelo Conselho de Saúde, a ação tem como foco a conscientização e promoção da saúde auditiva, dar celeridade aos atendimentos e fluidez a fila de espera. Ponto importante que destaca a atuação do Crer para além da reabilitação e readaptação, mas também no envolvimento com a prevenção e diagnóstico precoce, ressaltando a importância do prognóstico na geração de impacto positivo no desenvolvimento social do paciente.

Durante o primeiro mutirão foram atendidos 67 pacientes regulados e com perfil para a campanha. A partir do dia 3/10 a campanha contará com 3 mutirões por semana durante o mês de outubro, com estimativa de atender mais de 300 pacientes durante o período, gerando inúmeros benefícios para a população.
 
Klysman Prado (texto e foto)/Agir

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo