Secretário pede apoio da Associação dos Hospitais em Mutirão de cirurgias

Secretário Sérgio Vencio solicitou apoio da AHEG  durante solenidade que celebrou o Dia da Associação dos Hospitais do Estado de Goiás. Entidade está presente na maioria dos municípios goianos

Sérgio Vencio destacou que o Governo de Goiás realizou na atual gestão cerca de 8,5 milhões de consultas, 250 mil cirurgias e mais de 1 milhão de internações

O secretário de Estado da Saúde de Goiás, Sérgio Vencio, solicitou o apoio dos componentes da Associação dos Hospitais do Estado de Goiás (AHEG) para a execução do Programa de Cirurgias Eletivas, desenvolvido pelo Governo de Goiás desde abril deste ano. Na manhã desta quinta-feira (28/09), o secretário participou do Encontro dos Gestores Hospitalares do Estado de Goiás, promovido pela AEHG.

Em seu pronunciamento, Sérgio Vencio destacou que o Governo de Goiás realizou na atual gestão cerca de 8,5 milhões de consultas, 250 mil cirurgias e mais de 1 milhão de internações. “Estamos partindo para uma nova fase e vamos precisar de vocês”, pontuou. Ele informou aos associados da AHEG que a SES-GO irá fazer uma série de mutirões de cirurgias até o fim deste ano e que, para isso, pretende celebrar uma parceria forte, contando, também, com a Prefeitura de Goiânia, que recebe recursos diretamente do Ministério da Saúde (fundo a fundo) e que é responsável pelo pagamento dos procedimentos realizados na capital. 

Sérgio Vencio informou que o Governo de Goiás conseguiu, pela primeira vez, organizar a fila de cirurgias com dados do Estado e dos 246 municípios goianos. Em abril, conforme o secretário, a fila única tinha aproximadamente 125 mil pacientes cadastrados. Desde então foram realizados cerca de 60 mil procedimentos cirúrgicos.  Atualmente, a fila conta com 78 mil pacientes. Ela é dinâmica e aumenta todos os dias com a inserção de novos pacientes inscritos pelos municípios. 

O presidente da Associação dos Hospitais do Estado de Goiás, Adevânio Francisco Morato, disse que a entidade está presente em quase todos os 246 municípios. Ele destacou que a AHEG pretende levar os procedimentos para os estabelecimentos que tenham condição de fazer no próprio município, sem que o paciente venha para a capital.  "Temos que viabilizar os pequenos e médios hospitais do interior e vamos fazer isso junto com o Estado”, pontuou. 

O evento, realizado na Associação dos Hospitais do Estado de Goiás, celebrou a instituição do Dia da AHEG, proposta em projeto de lei de autoria do deputado Paulo Cezar Martins. sancionado pelo governador Ronaldo Caiado. A data será comemorada anualmente no dia 14 de julho. Na propositura, o parlamentar destacou que o Dia da AHEG visa homenagear a atuação da associação, que tem buscado sempre racionalização, melhoria no atendimento e tratamento, estabelecimento de normas de relacionamento interpessoal e interdepartamental nos hospitais.

Maria José Silva (texto) e Iron Braz (fotos)/Comunicação Setorial

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo