Comunicólogo do Hugol publica pesquisa em revista científica da Fiocruz

A nova edição da Revista Eletrônica de Comunicação, Informação e Inovação em Saúde (Reciis) publicada pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) trouxe uma pesquisa científica desenvolvida pelo comunicólogo do Hospital de Urgências Governador Otávio Lage de Siqueira – Hugol e doutorando em Comunicação pela UFMG, J. Antônio Cirino, em coautoria com a pós-doutora em Comunicação, Simone Antoniaci Tuzzo, professora do Programa de Pós-graduação em Comunicação (PPGCOM) da UFG.

A pesquisa intitulada “Saúde nas notícias das eleições de Goiás em 2014: mídia, agente social de saúde” é fruto do avanço dos estudos desenvolvidos e apresentados nos congressos nacional e regional de Ciências da Comunicação, em 2015. O artigo científico realiza uma análise de notícias de um jornal impresso goiano durante o período das eleições de 2014 e funda o conceito de mídia como agente social de saúde, defendendo a importância da indústria midiática para o funcionamento do complexo sistema de saúde.

“Desde a carta de Ottawa, publicada em 1986 na Primeira Conferência Internacional sobre Promoção da Saúde no Canadá, destaca-se a mídia como um aparelho ideológico com grande potencial para auxiliar nos objetivos de promoção da saúde”, explica Cirino.

O artigo pode ser acessado através do link https://www.reciis.icict.fiocruz.br/index.php/reciis/article/view/1132

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo