SES avança nas ações de cuidados com saúde dos adolescentes

Dia Nacional da Saúde dos Adolescentes, celebrado em 22 de setembro, é oportunidade para conscientizar sobre a importância da saúde física e mental nessa fase da vida

Primeira Oficina Estadual da Saúde do Adolescente realizada em agosto de 2023 com participação de técnicos da SES, Ministério da Saúde e secretarias municipais de saúde

Considerada pelo Ministério da Saúde (MS) a faixa etária entre 10 e 19 anos de idade, a adolescência é identificada pela fase em que pessoas enfrentam conflitos internos na construção da identidade, e ainda, podem ter conflitos com familiares ou cuidadores e até mesmo com os próprios pares. Por isso, cuidar da saúde dos adolescentes é tarefa desafiadora. A Secretaria de Estado da Saúde (SES) tem intesificado ações, por meio da atenção primária, para apoiar municípios e regionais de saúde, com objetivo de cuidar, acolher e tratar essa população.

O Dia Nacional da Saúde dos Adolescentes, celebrado em 22 de setembro, é momento para avaliação de políticas públicas para o cuidado da saúde física e mental dos adolescentes, mas também para ressaltar o avanço do Estado em promover a assistência à saúde para essa faixa etária, como, por exemplo, na capacitação de profissionais. 

“Este ano, a SES realizou o Primeiro Encontro Estadual de Saúde dos Adolescentes. A capacitação para profissionais da atenção primária, junto com representantes do Ministério da Saúde, foram trabalhados os temas de acesso, acolhimento e os desafios”, pontuou a coordenadora geral dos Ciclos de Vida da SES, Amanda Faria.

Programas 
O programa Saúde Escola, em parceria com Secretaria de Estado da Educação (Seduc), funciona nos 246 municípios e contribui para a formação integral dos estudantes da rede pública de educação, abordando temáticas como prevenção de violências e acidentes, promoção da cultura de paz e direitos humanos, saúde sexual e reprodutiva, além de prevenção de HIV/ISTs (Infecções Sexualmente Transmissíveis). 

Outra parceria, lançada neste ano, e que também conta com atuação dentro do ambiente escolar, é o projeto Integra Escola Saúde, do Ministério Público do Estado de Goiás (MPGO), que está sendo realizado como piloto nas escolas públicas de Piracanjuba. A SES é responsável pela capacitação dos profissionais da rede para identificação dos alunos que estejam passando por situações que gerem sofrimento e a partir daí, realizar o acolhimento. 

A parceria entre a Universidade Federal de Goiás (UFG) e a Gerência de Populações Específicas, com apoio da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Seds), resulta na capacitação de prevenção e pósvenção do suicídio no sistema sócio educativo, bem como implantação e implementação dos ambulatórios às vítimas de violência sexual. O Hospital Estadual da Mulher (Hemu) atende meninas a partir dos 14 anos e gestantes de qualquer idade. No Hospital Estadual da Criança e do Adolescente (Hecad) o atendimento é para meninas até 14 anos e meninos até 18 anos de idade.

A psicóloga da Coordenação de Cuidado à Saúde das Pessoas em Situação de Violência da SES, Lígia da Fonseca Bernandes, ressalta que é preciso fortalecer a saúde dos jovens como prevenção para que possam desenvolvam habilidades saudáveis para lidar com o cotidiano. “Manter diálogos e legitimar os conflitos internos dos adolescentes é uma escuta de proteção, das violências e conflitos interpessoais e uma forma de fortalecimento emocional”, afirma.

Foto: SES
Secretaria de Estado da Saúde – Governo de Goiás

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo