Regionais de Saúde participam de oficina para avançar em assessorias aos municípios

Os coordenadores das Regionais de Saúde do estado passaram essa quarta-feira, 20/09, em treinamento para avançar nas assessorias que prestam aos municípios em áreas como captação de recursos, prestação de conta, apoio técnico, entre outras

Coordenadores de regionais de saúde do Estado participam de treinamento para avançar nas assessorias que prestam aos municípios

A Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES-GO), por meio da Superintendência de Planejamento, Superintendência de Infraestrutura e Gerência das Regionais de Saúde, realizou nessa quarta-feira, 20/09, uma oficina com coordenadores de planejamento e infraestrutura das 18 Regionais de Saúde goianas. O treinamento tem o objetivo de informar as regionais de saúde sobre a nova estrutura da SES, que pode dar mais suporte aos coordenadores, na oferta de assessorias aos municípios goianos, em assuntos que vão da captação de recursos, à prestação de contas e apoio técnico, entre outros.

A superintendente de planejamento da SES, Silvana Cruz Fuini, explica que as Superintendências de Planejamento e de Infraestrutura são novas na estrutura da pasta, por isso, observou-se a necessidade de que fossem apresentadas aos coordenadores das regionais. “Além de repassarmos as informações sobre essas superintendências, levantamos as necessidades de cada regional, para que possamos desenvolver, posteriormente, outras ações para atender essas demandas”, explicou, acrescentando que o objetivo final desse esforço é qualificar a gestão municipal no planejamento de suas ações em saúde, e na programação de serviços, de acordo com o estabelecido nas redes de saúde.

A gerente das regionais, Simone Camilo Aquino Botelho, esclarece que as regionais de saúde têm o papel de assessoramento e monitoramento das ações dos municípios. “Por isso é importante termos uma padronização dos fluxos de comunicação, das atribuições dos coordenadores que estão aqui participando desse momento, para fazermos uma comunicação mais eficaz, mais eficiente, com resultados positivos para os municípios”, explica.

O superintendente de Infraestrutura, Maurício Ertner de Almeida, esclareceu que orientou os coordenadores sobre fluxos de como solicitar melhorias nos espaços físicos das regionais. “Isso nos auxiliará em nosso planejamento de ações futuras para melhorar o ambiente de trabalho para os servidores e atendimento à população”, disse.

A coordenadora da Regional São Patrício 2, em Goinésia (GO), Ivone Tristão, destacou a importância do momento. “Com essa oficina, percebemos que os municípios serão mais bem assessorados pelas regionais de saúde. Porque depois que foi criada a coordenação de planejamento, percebemos que os coordenadores (das regionais) estão animados, querendo saber o que podem fazer para ajudar os municípios, e, por outro lado, os municípios tem nos buscado com mais confiança sobre o que podemos ofertar de serviços para eles”, afirmou.

Patrícia Almeida (texto) e Marco Monteiro (fotos)/Comunicação Setorial

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo