Hospital de Luziânia celebra aniversário de 73 anos de paciente

Internada na UTI, Guiomar Rodrigues do Santos comemorou com as equipes de nutrição e psicologia

Equipe comemora aniversário de 73 anos da paciente   Guiomar Rodrigues do Santos

As equipes de psicologia e nutrição do Hospital Estadual de Luziânia (HEL) celebraram o aniversário de 73 anos da paciente Guiomar Rodrigues do Santos, que está internada na Unidade de Terapia Intensiva (UTI). O objetivo da ação foi humanizar o tratamento.

"A internação na UTI pode ser uma experiência muito difícil e estressante para os pacientes. Comemorar o aniversário deles pode ajudar a melhorar seu estado emocional, proporcionando um momento de alegria e conforto em um ambiente muitas vezes assustador”, explicou a psicóloga Laricy Souza.

Para a profissional, celebrar datas especiais, como aniversários, demonstra cuidado e empatia por parte da equipe de saúde. Isso humaniza o tratamento e ajuda os pacientes a se sentirem mais valorizados e respeitados como indivíduos, não apenas como casos médicos. “Pacientes na UTI muitas vezes enfrentam isolamento. Comemorar o aniversário pode criar um senso de comunidade e apoio, lembrando aos pacientes que não estão sozinhos”, afirmou a psicóloga.

Além disso, ter algo positivo para esperar, como uma celebração de aniversário, pode motivar os pacientes a continuarem lutando contra sua condição. “Isso pode aumentar sua disposição para seguir as orientações médicas e se envolver ativamente em seu processo de recuperação”, comentou Laricy.

Texto e foto: Julianna Adornelas/Instituto Patris 

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo