Saúde promove o 2º Pedal pela Vida e palestra com Triatleta transplantada Patrícia Fonseca

As ações fazem parte do “Setembro Verde”, mês de conscientização sobre a doação de órgãos. A triatleta que passou por um transplante de coração, Patrícia Fonseca, participará das duas ações

Patrícia Fonseca, triatleta que passou por um transplante de coração

O Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES), está engajado em uma série de ações como parte da campanha "Setembro Verde". Uma delas é o "2º Pedal pela Vida," um evento programado para o próximo domingo, 17/09, com início às 8h. Cerca de 300 profissionais da saúde, parceiros e membros da comunidade devem participar do pedal. O percurso será de ida e volta em uma rota que passará pelos Parques Areião, Flamboyant e Vaca Brava. A concentração está marcada para às 7h, no Parque Areião. Um grande destaque para o pedal será a presença de Patrícia Fonseca, triatleta que passou por um transplante de coração. Ela é palestrante motivacional e fundadora do Instituto Sou Doador.

 "Sou atleta transplantada e vivo uma vida com muita saúde, graças a decisão de uma família de doar. Eles poderiam não ter doado, e se não tivessem eu não estaria viva. Contudo, eles escolheram salvar a vida de alguém e essa escolha é muito poderosa. Além de transplantada, sou de família doadora também. Nós autorizamos na minha família a doação de órgãos da minha mãe e muito nos honra saber que hoje duas pessoas no Brasil enxergam graças a córneas dela. Doar é algo que nos orgulha, é um bem que fizemos para alguém e para o mundo", ressalta Patrícia.

No sábado, 16/09, será realizada a palestra intitulada "O Dia Mais Feliz da Minha Vida," com a participação de Patrícia Fonseca. A palestra abordará a doação de órgãos e promoverá debates sobre o tema com profissionais de saúde especializados em transplantes. O evento acontecerá no auditório do Hospital Estadual de Urgências da Região Noroeste de Goiânia (Hugol). A participação é gratuita e aberta ao público, com a emissão de certificados de participação.

Katiuscia Freitas, gerente da Central de Transplantes, ressalta que apesar de o Estado promover atividades durante o ano todo, o mês de setembro foi escolhido nacionalmente para intensificar essas ações. "Essa transformação cultural, que é falar abertamente sobre a doação de órgãos, é muito importante para promover o tema e alertar a população. Tanto que, no ano passado, tivemos um aumento no número de doações e transplantes logo após o período da campanha”, pontua.

O "Setembro Verde" em Goiás é uma oportunidade valiosa para sensibilizar as pessoas sobre a doação de órgãos e as consequências positivas que isso traz na vida de quem aguarda por um transplante. O evento "2º Pedal pela Vida" e a palestra com Patrícia Fonseca são apenas algumas das muitas iniciativas destinadas a apoiar essa causa. É um mês dedicado a inspirar a generosidade e salvar vidas por meio da doação de órgãos.

Texto: Lara Eduarda, estagiária PUC-GO /Comunicação Setorial
Foto: arquivo pessoal

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo