Hospitais do Governo de Goiás ‘se iluminam de esperança’ pela doação de órgãos

HGG, HDT, Hugo, Hugol, Hemocentro e Heapa são algumas das unidades de saúde da rede estadual que, à noite, refletem a cor do Setembro Verde, campanha de conscientização e incentivo a um dos mais belos gestos de solidariedade humana

Hospital Estadual Dr.  Aniss Rassi, referência em transplantes de rins e fígado em Goiás

Quem passar à noite por algumas das unidades de saúde do Governo de Goiás na capital, Aparecida de Goiânia e outras cidades goianas, vai notar um novo brilho. Hugo, Hugol, HDT, Hemocentro, Ceap-Sol, por exemplo, trazem a cor da esperança iluminando suas fachadas, para lembrar que estamos no Setembro Verde, que busca ampliar as doações de órgãos por meio da conscientização da importância da doação de órgãos – ainda um tabu para 64% das famílias goianas, que se recusam a aderir a esse que é um dos mais nobres gestos de solidariedade humana.

A cor que acalma e traz equilíbrio ao corpo e ao espírito não poderia deixar de colorir as noites do Hospital Estadual Dr. Alberto Rassi, referência no Estado em transplantes de fígado e um dos dez maiores centros de transplantadores de rins no Brasil. De 2017 a agosto de 2023, a unidade realizou 805 transplantes renais – 92% do total registrados em Goiás – e outros 45 transplantes de fígado. 

Hospital Estadual de Urgência Governador Otávio Lage de Siqueira é captador de órgãos

Não à toa, a unidade foi palco da abertura da campanha Setembro Verde, no dia 1º de setembro, intensificando as ações de educação, informação e sensibilização da população do Governo de Goiás sobre doações de órgãos. “Estamos vivenciando o Setembro Verde, que é dedicado ao incentivo à doação de órgãos. A Secretaria de Saúde tem programas continuados de conscientização para o desapego", destacou o secretário estadual da Saúde, Sérgio Vencio, ao lembrar que Goiás registrou, este ano, aumento de 59% nas doações de órgãos. 

O secretário também destaca a atuação dos Hospitais Estaduais de Urgências Governador Otávio Lage de Siqueira (Hugol) e de Urgências de Goiás Urgências de Goiás Dr. Valdemiro Cruz (Hugo), referências na captação de órgãos e que também estão com a fachada iluminada de verde, à noite. 

Da mesma forma, estão o Centro Estadual de Atenção Prolongada e Casa de Apoio Condomínio Solidariedade (Ceap-Sol) e Hemocentro Estadual Coordenador Prof. Nion Albernaz (Hemogo), em Goiânia, e os Hospitais Estaduais de Aparecida de Goiânia (Heapa), Trindade (Hetrin), Luziânia (HEL) e de Formosa (HEF). 

Hospital de Urgências de Goiás Dr. Waldemiro Cruz, também importante captador de órgãos

Instituições parceiras
Apoios de importantes instituições parceiras merecem ser destacados, a exemplo da Assembleia Legislativa de Goiás (Alego), Centro Cultural Oscar Niemeyer, Indústria Química do Estado de Goiás (Iquego), e Unimed Goiânia, cujos fachadas também refletem a matiz do do Setembro Verde nas noites goianienses.

A programação da campanha prossegue também em ações como a segunda edição do Pedal pela Vida (dia 17), com participação de Patrícia Fonseca, triatleta transplantada de coração; homenagem, no plenário da Assembleia Legislativa, a parceiros envolvidos na doação e transplante em Goiás (dia 19); e uma blitz com motoristas e entrega de material informativo, em parceria com o Departamento Estadual de Trânsito de Goiás (Detran), em 27 de setembro, Dia Nacional da Doação de Órgãos, entre outras. 

José Carlos Araújo (texto) e Iron Braz (fotos)/Comunicação Setorial

 

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo